Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perfil do consumidor de alimentos de conveniência: estudo exploratório

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
filipe_mendonca - alterar capa.pdf1.45 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A crescente necessidade de poupar tempo na hora de refeição, mas ao mesmo tempo procurar satisfazer uma necessidade primária da maneira mais saudável e confortável possível, levou a que os gestores do setor alimentar desenvolvessem soluções praticas e eficazes neste sentido. As refeições de conveniência estão cada vez mais presentes nos estabelecimentos alimentares e vão ganhando quota de mercado aos mais variadíssimos alimentos. Este estudo exploratório apresenta os diversos perfis de consumidor de alimentos de conveniência, sendo esse o seu principal objetivos, foram aplicados 425 inquéritos online, sendo que apenas 380 foram validados, com a esperança de que os dados recolhidos fossem ao encontro do pretendido. Foram aplicadas metodologias de análise de estatísticas, através do programa SPSS, como a análise fatorial para agregar variáveis e posteriormente a análise de clusters para criar os diferentes grupos. Foram encontrados 3 grupos de consumidores de alimentos de conveniência: Tradicionais, Ambivalentes e Conscientes. Os resultados obtidos vão ao encontro de outros estudos realizados no entanto é preciso ter em conta que as realidades de outros países, como a Noruega, Inglaterra, Turquia e Coreia do Sul são realidades distintas da Portuguesa. Sendo um estudo exploratório, os resultados não podem ser extrapolados para a realidade, servindo apenas como base e apontando diretrizes para novos estudos.

Description

Keywords

Comércio alimentar Comportamento do consumidor Conveniência Snacks

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License