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Abstract(s)
A crescente necessidade de poupar tempo na hora de refeição, mas ao mesmo tempo procurar satisfazer uma necessidade primária da maneira mais saudável e confortável possível, levou a que os gestores do setor alimentar desenvolvessem soluções praticas e eficazes neste sentido. As refeições de conveniência estão cada vez mais presentes nos estabelecimentos alimentares e vão ganhando quota de mercado aos mais variadíssimos alimentos. Este estudo exploratório apresenta os diversos perfis de consumidor de alimentos de conveniência, sendo esse o seu principal objetivos, foram aplicados 425 inquéritos online, sendo que apenas 380 foram validados, com a esperança de que os dados recolhidos fossem ao encontro do pretendido. Foram aplicadas metodologias de análise de estatísticas, através do programa SPSS, como a análise fatorial para agregar variáveis e posteriormente a análise de clusters para criar os diferentes grupos. Foram encontrados 3 grupos de consumidores de alimentos de conveniência: Tradicionais, Ambivalentes e Conscientes. Os resultados obtidos vão ao encontro de outros estudos realizados no entanto é preciso ter em conta que as realidades de outros países, como a Noruega, Inglaterra, Turquia e Coreia do Sul são realidades distintas da Portuguesa. Sendo um estudo exploratório, os resultados não podem ser extrapolados para a realidade, servindo apenas como base e apontando diretrizes para novos estudos.
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Keywords
Comércio alimentar Comportamento do consumidor Conveniência Snacks