Repository logo
 
Publication

ISAG - European Business School - Plano de Marketing Internacional

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Manuel
dc.contributor.authorLopes, Catarina
dc.date.accessioned2021-04-26T10:43:10Z
dc.date.available2021-04-26T10:43:10Z
dc.date.issued2021-04-22
dc.date.submitted2021-03-02
dc.description.abstractEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing internacional para a empresa ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, também denominada de ISAG – European Business School, que atua no setor dos serviços na área da educação, desde 1979. As Instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam várias alterações do seu meio envolvente, das quais se destacam a diminuição do número de candidatos, o aumento do número de IES concorrentes, as restrições financeiras, a desadaptação entre a oferta e a procura, razões que tornam imperativo a presença no cenário internacional e o reconhecimento como uma instituição de qualidade e referência entre os estudantes internacionais. Neste cenário competitivo o marketing possibilita às IES destacar as qualificações e características distintivas que lhes permitam vingar e almejar uma posição de liderança face aos seus concorrentes. O plano de marketing internacional visa por isso a melhoria da qualidade dos serviços, no sentido de alcançar os objetivos delineados para a área da internacionalização. Para a concretização deste objetivo, foi realizada uma entrevista semiestruturada aos três órgãos de gestão do ISAG (Conselho de Direção, Conselho Técnico Científico e o Conselho Pedagógico), tendo sido posteriormente elaborado o plano de marketing internacional. Desta forma, foi redigido um plano que, para além de fazer uma contextualização da organização, apresenta também propostas de ações e estratégias que visam o crescimento e o aumento do nível de internacionalização da instituição, sendo que para tal é necessário existir algumaredefinição dos objetivos e procedimentos, atualmente em vigor.pt_PT
dc.identifier.tid202707210pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36282
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internacional; Plano de Marketing; Internacionalização; Ensino Superiorpt_PT
dc.titleISAG - European Business School - Plano de Marketing Internacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de projeto_Catarina Lopes_17.02.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format