Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing internacional para a empresa ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, também denominada de ISAG – European Business School, que atua no setor dos serviços na área da educação, desde 1979.
As Instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam várias alterações do seu meio envolvente, das quais se destacam a diminuição do número de candidatos, o aumento do número de IES concorrentes, as restrições financeiras, a desadaptação entre a oferta e a procura, razões que tornam imperativo a presença no cenário internacional e o reconhecimento como uma instituição de qualidade e referência entre os estudantes internacionais.
Neste cenário competitivo o marketing possibilita às IES destacar as qualificações e características distintivas que lhes permitam vingar e almejar uma posição de liderança face aos seus concorrentes.
O plano de marketing internacional visa por isso a melhoria da qualidade dos serviços, no sentido de alcançar os objetivos delineados para a área da internacionalização.
Para a concretização deste objetivo, foi realizada uma entrevista semiestruturada aos três órgãos de gestão do ISAG (Conselho de Direção, Conselho Técnico Científico e o Conselho Pedagógico), tendo sido posteriormente elaborado o plano de marketing internacional.
Desta forma, foi redigido um plano que, para além de fazer uma contextualização da organização, apresenta também propostas de ações e estratégias que visam o crescimento e o aumento do nível de internacionalização da instituição, sendo que para tal é necessário existir algumaredefinição dos objetivos e procedimentos, atualmente em vigor.
Description
Keywords
Marketing internacional; Plano de Marketing; Internacionalização; Ensino Superior