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Marketing de Inclusão para supermercados e hipermercados: a importância de promover soluções inclusivas para a experiência de compra das pessoas com deficiência

dc.contributor.advisorLeandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-
dc.contributor.authorHenriques, Kenia Cardoso
dc.date.accessioned2022-05-12T07:54:06Z
dc.date.available2022-05-12T07:54:06Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEm um mundo que está cada vez mais centralizado nas necessidades humanas e evidenciando as diferentes características culturais, sociais e econômicas dos consumidores, faz-se necessário desenvolver um modelo de marketing que priorize estimular a tomada de decisão do consumidor através de soluções que atendam à diversidade humana e que sejam capazes de promover o bem-estar e sentimento de pertença (Kotler et al., 2021). Pensando na inclusão social e no modelo atual de negócio promovido pelos supermercados e hipermercados, nasce a oportunidade de estudar como as pessoas com deficiência estão vivenciando a experiência de compra e como os profissionais de marketing podem melhorar o processo de compra desses consumidores (Baker et al., 2007). O objetivo central deste estudo é estimular um marketing que possa oferecer soluções e experiências que valorizam os aspectos humanos e sociais, no lugar de produtos e serviços. Porém, para propagar a inclusão através do marketing é necessário começar a identificar as narrativas das pessoas que vivenciam todas as problemáticas existentes nos pontos de venda e, que desejam ser ouvidas com o objetivo de difundir ideias que preconizem a acessibilidade para todos. Portanto, através das narrativas pessoais e do uso da metodologia Grounded Theory (Charmaz, 2009), foi possível identificar como o Marketing 5.0 (Kotler et al., 2021) poderá impulsionar uma experiência de compra que atenda às expectativas dos consumidores com deficiência, oferecendo qualidade de vida e mais independência dentro do processo de compra. A partir dessa teoria, encontrada nos dados analisados, foi constituído um modelo de direcionamento de ação para tornar a experiência de compra, oferecida pelas redes de supermercado e hipermercado, mais inclusiva.pt_PT
dc.identifier.tid203007131pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40516
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de Inclusãopt_PT
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectPontos de Vendapt_PT
dc.subjectDiversidade Humanapt_PT
dc.subjectMarketing 5.0pt_PT
dc.titleMarketing de Inclusão para supermercados e hipermercados: a importância de promover soluções inclusivas para a experiência de compra das pessoas com deficiênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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