Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.83 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Em um mundo que está cada vez mais centralizado nas necessidades humanas e evidenciando as diferentes características culturais, sociais e econômicas dos consumidores, faz-se necessário desenvolver um modelo de marketing que priorize estimular a tomada de decisão do consumidor através de soluções que atendam à diversidade humana e que sejam capazes de promover o bem-estar e sentimento de pertença (Kotler et al., 2021).
Pensando na inclusão social e no modelo atual de negócio promovido pelos supermercados e hipermercados, nasce a oportunidade de estudar como as pessoas com deficiência estão vivenciando a experiência de compra e como os profissionais de marketing podem melhorar o processo de compra desses consumidores (Baker et al., 2007).
O objetivo central deste estudo é estimular um marketing que possa oferecer soluções e experiências que valorizam os aspectos humanos e sociais, no lugar de produtos e serviços. Porém, para propagar a inclusão através do marketing é necessário começar a identificar as narrativas das pessoas que vivenciam todas as problemáticas existentes nos pontos de venda e, que desejam ser ouvidas com o objetivo de difundir ideias que preconizem a acessibilidade para todos.
Portanto, através das narrativas pessoais e do uso da metodologia Grounded Theory (Charmaz, 2009), foi possível identificar como o Marketing 5.0 (Kotler et al., 2021) poderá impulsionar uma experiência de compra que atenda às expectativas dos consumidores com deficiência, oferecendo qualidade de vida e mais independência dentro do processo de compra. A partir dessa teoria, encontrada nos dados analisados, foi constituído um modelo de direcionamento de ação para tornar a experiência de compra, oferecida pelas redes de supermercado e hipermercado, mais inclusiva.
Description
Keywords
Marketing de Inclusão Pessoas com Deficiência Inclusão Acessibilidade Pontos de Venda Diversidade Humana Marketing 5.0