Repository logo
 
Publication

"A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMiguel Barbosa de Sousa, Bruno
dc.contributor.authorGomes Passos, Ana Rita
dc.date.accessioned2018-10-22T15:04:34Z
dc.date.available2018-10-22T15:04:34Z
dc.date.issued2018-06-19
dc.description.abstractA Berg Outdoor surge como um exemplo robusto do que se deve e do que não se deve fazer quando se pretende internacionalizar um negócio. A marca nasceu no seio de uma outra marca, a SportZone, tendo as duas por base a maior retalhista portuguesa, a Sonae. O que aconteceu com a Berg pode acontecer com muitas outras marcas da empresa, os processos estão a funcionar para o grande retalho, as lojas, as equipas estão preparadas para dar resposta às necessidades das grandes superfícies comerciais (seja o envio de paletes, documentação, faturação simplificada etc.), porém, quando toca a processos mais complexos e adaptados a diferentes mercados, é necessário mudar. Alguns erros foram cometidos, mas também muitas coisas boas aconteceram, foram estes erros que fizeram o que a marca é hoje. Ainda existe um grande caminho a percorrer, e com a equipa unida, os processos alinhados e as ferramentas certas, vai ser possível a Berg Outdoor ter sucesso. Como metodologia de estudo utilizou-se a investigação com recurso ao método qualitativo, optando por elaborar-se uma entrevista semiestruturada. A partir da entrevista, foi possível perceber-se melhor o que estava a ser implementado na Berg Outdoor a fim de esta adaptar-se aos mercados exteriores. O presente projeto sugere que será necessário romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e processos tradicionais e criar novidades e soluções criativas para dotar as empresas do futuro, da necessidade de se atualizar, explorar novos mercados e crescer uma marca no seio da inovação.pt_PT
dc.identifier.tid201986493pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24451
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectestratégiapt_PT
dc.subjectinternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectmarcapt_PT
dc.subjectvantagem competitivapt_PT
dc.title"A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de Projeto MDCM - Ana Rita Gomes Passos 161240002_final2.pdf
Size:
3.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: