Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Certificação energética de edifícios existentes : estudo técnico-económico das medidas de simplificação e das propostas de melhoriaPublication . Mota, Tiago André Fernandes Gonçalves; Jesus, Eduardo Manuel Ferreira Almeida da Natividade de; Ferreira, Rui Manuel dos SantosCom a crescente consciencialização no que respeita a uma melhor gestão dos recursos naturais, o tema da eficiência energética merece cada vez mais empenho por parte das entidades reguladoras e de toda a comunidade em geral. A recente aplicação do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), que surge na sequência desta consciencialização, introduziu novos parâmetros de conforto térmico interior para os edifícios a construir em Portugal e a obrigatoriedade da realização do certificado energético a quem pretenda vender ou alugar imoveis. A informação que consta num certificado energético, permite ao utilizador, perceber a classe energética do imóvel e onde pode melhorar aplicando as medidas de melhoria sugeridas pelo Perito Qualificado, de modo a obter uma melhor eficiência energética e consequentemente uma redução dos consumos de energia. Neste sentido foi feita uma análise das metodologias de cálculo aplicadas para a realização do certificado energético em edifícios existentes, aplicando o método detalhado quando existe informação detalhada, ou utilizando o método simplificado quando o Perito Qualificado não dispõe da mesma informação. Por fim é realizada uma análise técnico-económica das medidas de melhoria aplicadas nos diversos casos práticos estudados.
- "A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"Publication . Gomes Passos, Ana Rita; Miguel Barbosa de Sousa, BrunoA Berg Outdoor surge como um exemplo robusto do que se deve e do que não se deve fazer quando se pretende internacionalizar um negócio. A marca nasceu no seio de uma outra marca, a SportZone, tendo as duas por base a maior retalhista portuguesa, a Sonae. O que aconteceu com a Berg pode acontecer com muitas outras marcas da empresa, os processos estão a funcionar para o grande retalho, as lojas, as equipas estão preparadas para dar resposta às necessidades das grandes superfícies comerciais (seja o envio de paletes, documentação, faturação simplificada etc.), porém, quando toca a processos mais complexos e adaptados a diferentes mercados, é necessário mudar. Alguns erros foram cometidos, mas também muitas coisas boas aconteceram, foram estes erros que fizeram o que a marca é hoje. Ainda existe um grande caminho a percorrer, e com a equipa unida, os processos alinhados e as ferramentas certas, vai ser possível a Berg Outdoor ter sucesso. Como metodologia de estudo utilizou-se a investigação com recurso ao método qualitativo, optando por elaborar-se uma entrevista semiestruturada. A partir da entrevista, foi possível perceber-se melhor o que estava a ser implementado na Berg Outdoor a fim de esta adaptar-se aos mercados exteriores. O presente projeto sugere que será necessário romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e processos tradicionais e criar novidades e soluções criativas para dotar as empresas do futuro, da necessidade de se atualizar, explorar novos mercados e crescer uma marca no seio da inovação.
- Performance of the CMS muon detector and muon reconstruction with proton-proton collisions at $\sqrt{s}=$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2333 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeThe CMS muon detector system, muon reconstruction software, and high-level trigger underwent significant changes in 2013-2014 in preparation for running at higher LHC collision energy and instantaneous luminosity. The performance of the modified system is studied using proton-proton collision data at center-of-mass energy $\sqrt{s}=$ 13 TeV, collected at the LHC in 2015 and 2016. The measured performance parameters, including spatial resolution, efficiency, and timing, are found to meet all design specifications and are well reproduced by simulation. Despite the more challenging running conditions, the modified muon system is found to perform as well as, and in many aspects better than, previously. We dedicate this paper to the memory of Prof. Alberto Benvenuti, whose work was fundamental for the CMS muon detector.
