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Abstract(s)
A Berg Outdoor surge como um exemplo robusto do que se deve e do que não se deve fazer quando se pretende internacionalizar um negócio. A marca nasceu no seio de uma outra marca, a SportZone, tendo as duas por base a maior retalhista portuguesa, a Sonae.
O que aconteceu com a Berg pode acontecer com muitas outras marcas da empresa, os processos estão a funcionar para o grande retalho, as lojas, as equipas estão preparadas para dar resposta às necessidades das grandes superfícies comerciais (seja o envio de paletes, documentação, faturação simplificada etc.), porém, quando toca a processos mais complexos e adaptados a diferentes mercados, é necessário mudar.
Alguns erros foram cometidos, mas também muitas coisas boas aconteceram, foram estes erros que fizeram o que a marca é hoje. Ainda existe um grande caminho a percorrer, e com a equipa unida, os processos alinhados e as ferramentas certas, vai ser possível a Berg Outdoor ter sucesso.
Como metodologia de estudo utilizou-se a investigação com recurso ao método qualitativo, optando por elaborar-se uma entrevista semiestruturada.
A partir da entrevista, foi possível perceber-se melhor o que estava a ser implementado na Berg Outdoor a fim de esta adaptar-se aos mercados exteriores.
O presente projeto sugere que será necessário romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e processos tradicionais e criar novidades e soluções criativas para dotar as empresas do futuro, da necessidade de se atualizar, explorar novos mercados e crescer uma marca no seio da inovação.
Description
Keywords
estratégia internacionalização marca vantagem competitiva