Repository logo
 
Publication

Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorMoura, Maria da Conceição Padrão Paulo
dc.date.accessioned2019-01-04T10:49:56Z
dc.date.available2019-01-04T10:49:56Z
dc.date.issued2018-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas
dc.description.abstractPara promover a autonomia, o aprender a aprender, o desenvolvimento de um espírito crítico, em suma, para responder ao quadro de referência plasmado no Perfil dos Alunos para o Século XXI, torna-se urgente e necessário reconfigurar a escola por forma a criar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências que possam responder às exigências destes tempos. Assim, este estudo procurou contribuir para uma melhor compreensão das potencialidades inerentes a uma avaliação formativa, tendo por base a utilização do portefólio, na disciplina de Português, com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente com duas turmas do quinto ano. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa, que busca a construção do conhecimento científico, através da interação com o objeto de estudo. A prática de investigação adotada foi o estudo do caso, porque se investigaram fenómenos em contexto real. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, a técnica da entrevista em focus group, a análise documental, nomeadamente, às autoavaliações, realizadas no final de cada etapa de construção do portefólio, aos textos produzidos pelos alunos e às reflexões justificativas da seleção dessas produções. Comprovou-se, assim, através do estudo realizado, que o portefólio e os processos que lhe subjazem, como a avaliação formativa, as estratégias de autorregulação, o feedback e a interação partilhada e apoiada entre os discentes e entre estes e a professora, conduzem à reflexão, à interiorização de mecanismos autocorretivos, ao progresso na expressão escrita, ao desenvolvimento da autonomia e à melhoria substancial das aprendizagens. Conclui-se que o portefólio se constitui como uma poderosa ferramenta ao serviço da avaliação formativa e, por conseguinte, na formação de alunos empreendedores e dinamizadores do conhecimento, numa sociedade cada vez mais flexível, onde os saberes de hoje não são os mesmos de amanhã e onde se torna cada vez mais premente dar resposta aos problemas inerentes à complexidade que lhe está subjacente.pt_PT
dc.description.abstractIn order to promote autonomy, an effective learning process and development of a critical spirit, in other words, to answer the demands of de 21st century student profile, it’s absolutelyessencial to refefine school, in order to create new environments that allow the development of the necessary skills that may enable stdents to face the chalanges and demands of modern society. These study has as its main goal to contribut for a better understanding of the inherent potentialities of formative evaluation based on the use of a portfolio, specifically in the subject of portuguese. This evaluation was applied to two groups of 5th graders from two diferent classes. In order to develop this empirical study, a qualitative methodology was applied, aiming to the construction / development of a scientific knowledge throught the interaction with the object in study. The research practice adopted was the case study because phenomena were investigated in real context. The collection instruments used were: the observation; the interview tchnique in focus group; document analysis, maney self-assessments performed after each stage of the portfolio evoluation. The texts produced by the students and their reflections on their work and their learning progress, played a significant role on this whole process. It was proved then, that through this study that the portfolio and the related processes such as formative evoluation, self-regulation strategies, the feedback and the shared interaction among the students and between the students and their teacher, lead to reflection and interiorization of the self-connective mechanisms, to the evolution of written expression, to the development of autonomy and to a sbstantial improvement of the learning process. In conclusion, the portefólio is a powerful Fool in the formative evaluation, the refore, essencial to the development of confidente knowledge adynamizers student in an in creasingly flexible society, where the knowledge of today, will probably not be the same tomorrow and where the quest for the inherent problems, become more and more a pressing issue.pt_PT
dc.identifier.tid202153401
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25509
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectLearning processpt_PT
dc.subjectFormative evaluationpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.titleInovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefóliopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de Mestrado em GAE_V_Final.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: