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Authors
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Abstract(s)
O reconhecimento e a validação das aprendizagens experienciais dos adultos têm vindo a
constituir-se como um novo campo de práticas educativas, principalmente a partir das
últimas duas décadas, sendo ainda uma problemática recente do ponto de vista da
investigação educativa.
Procuramos neste artigo partilhar algumas das reflexões emergentes de um estudo
centrado nesta problemática, na perspectiva das Ciências da Educação. Na primeira parte
apresentamos o quadro conceptual e metodológico da investigação realizada, enquanto que
na segunda procuramos explicitar algumas pistas para a reflexão educativa, decorrentes dos
resultados do estudo.
É nossa intenção evidenciar algumas das tensões existentes entre diferentes lógicas em
presença, bem como identificar alguns dos principais desafios com que os sistemas
educativos se confrontam - nomeadamente ao nível da construção dos referenciais, da
implementação das abordagens de competências, das concepções e práticas pedagógicas
dominantes - de forma a contribuir para a construção de um novo paradigma educativo, de
Educação/ Formação ao Longo da Vida.
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Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
