Repository logo
 
Publication

Interação e gestão de conflitos interpares na educação de infância: expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças e adultos

dc.contributor.advisorCorreia, Isabel Maria Tomázio
dc.contributor.authorBatista, Cátia Alexandra Lima
dc.date.accessioned2023-11-09T09:59:50Z
dc.date.available2023-11-09T09:59:50Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “Interação e Gestão de Conflitos Interpares na Educação de Infância: Expressar Sentidos, Vivências e Aprendizagens de Crianças e Adultos”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Este tema surgiu após ter observado estes acontecimentos nos contextos de infância e a minha intenção é desmitificar os conflitos mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças. Relativamente à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como base uma investigação qualitativa, seguindo a metodologia da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha, foram utilizados, a observação, com os respetivos registos (notas de campo), as reflexões cooperadas, a análise documental, a entrevista semiestruturada e o tratamento da informação foi feito através da análise de conteúdo. No desenvolvimento deste relatório, compreendi que promover momentos de partilha e cooperação entre as crianças são os elementos-chave para a gestão de conflitos e como é essencial o/a educador/a, perante estes, assumir uma postura de mediador/a. A partilha e a cooperação são momentos fundamentais pois promovem o desenvolvimento das habilidades sociais, a construção de relacionamentos saudáveis, a resolução de conflitos de forma construtiva, o desenvolvimento das habilidades de comunicação, a empatia, a preparação para a vida em sociedade, a estimulação do desenvolvimento cognitivo e a redução de comportamentos agressivos e egoístas.pt_PT
dc.description.abstractThe present report carried out within the scope of the Master in Pre-School Education, with the title “Interaction and Management of Interpeer Conflicts in Childhood Education: Expressing Senses, Experiences and Learning of Children and Adults”, has as main objective to understand the role of the Educator in conflict management. This theme emerged after observing these events in childhood contexts and my intention is to demystify conflicts by showing that they are part of children's social development. Regarding the methodology, this project was developed based on a qualitative investigation, following the action-research methodology. With regard to collection procedures, observation, with the respective records (field notes), cooperative reflections, document analysis, semi-structured interviews and the processing of information was done through content analysis. In the development of this report, I understood that promoting moments of sharing and cooperation between children are the key elements for conflict management and how essential it is for the educator, in the face of these, to assume a mediator posture. Sharing and cooperation are key moments as they promote the development of social skills, building healthy relationships, constructively resolving conflicts, developing communication skills, empathy, preparing for life in society, stimulating cognitive development and the reduction of aggressive and selfish behaviors.pt_PT
dc.identifier.tid203473973
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47886
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectInterações Sociaispt_PT
dc.subjectGestão de Conflitospt_PT
dc.subjectPapel do Educador de Infânciapt_PT
dc.subjectChildhood Educationpt_PT
dc.subjectSocial Interactionspt_PT
dc.subjectConflict managementpt_PT
dc.subjectRole of the Early Childhood Educatorpt_PT
dc.titleInteração e gestão de conflitos interpares na educação de infância: expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças e adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Cátia Batista Versão DEFINITIVA.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: