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Plano de prevenção de riscos da entidade Acirbaf

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Este trabalho de projeto assenta num plano de prevenção de riscos de fraude interna com impacto direto nos produtos, surgindo da necessidade da entidade em construir um plano adequado à prevenção, identificação, gestão e resposta de fraude. A gestão de risco é um processo que permite identificar, avaliar, gerir e controlar os riscos inerentes à organização. O controlo interno pode ser definido como um conjunto de procedimentos que permitam melhorar a gestão de risco e o alcance dos objetivos da organização. Por sua vez, cabe à auditoria interna a avaliação dos sistemas de gestão de risco e de controlo interno. A abordagem combinada destes processos é fundamental para a prevenção de ocorrência de fraudes. O objetivo deste projeto foi elaborar uma análise aos riscos associados a cada área e processo e, compreender, de que forma se pode atuar na mitigação dos mesmos. Foram realizadas reuniões com os responsáveis pelas áreas identificadas, visitas aos locais e, análise documental ao que existia na entidade. Após identificação e avaliação dos riscos nas áreas definidas e levantamento dos controlos já implementados pela organização, foram sugeridas ações corretivas e oportunidades de melhoria. Os resultados obtidos demonstram que a entidade já detém um pensamento baseado no risco, garantindo um grau de confiança elevado nos controlos e, uma capacidade de implementação e adequação das ações corretivas e oportunidades de melhoria recomendadas. No futuro recomenda-se a monitorização aos sistemas, de forma a trabalhar na persecução de métodos e controlos que permitam alcançar os objetivos traçados pela empresa.

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Fraude Gestão de risco Auditoria interna Controlo interno

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