Publication
A transversalidade da música no desenvolvimento do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
| dc.contributor.author | Gois, António | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-29T12:37:25Z | |
| dc.date.available | 2016-11-29T12:37:25Z | |
| dc.date.issued | 2014-12-17 | |
| dc.description.abstract | Na base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, na escola EB1/JI Cesário Verde, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O interesse da parte do investigador e a observação no contexto referido ditou o desenvolvimento deste projeto dando voz ao tema da articulação das diferentes áreas de saber, nomeadamente as com maior peso no 1º Ciclo (Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio), recorrendo às expressões artísticas, incidindo primordialmente na área da música, como estratégia de intervenção. Atualmente a tendência escolar segue rumo ao encontro de todas as capacidades científicas que o indivíduo deve compreender e executar, ficando assim de lado a importância do ser como um todo, holístico, capaz de revelar a sua personalidade, os seus sentimentos e os seus conhecimentos expressivamente. Com isto, o presente projeto teve como base a importância e as vantagens de um ensino com arte, isto é, de um ensino onde é possível que a criança tenha oportunidade de expressar artisticamente aquilo que já conhecia, assim como os novos conhecimentos adquiridos. Através das expressões artísticas foram pensadas atividades que pudessem fazer valer a articulação das diferentes disciplinas, de modo a dar resposta a algumas questões levantadas durante o processo. Neste estudo apresenta-se essencialmente a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades inter e multidisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O presente relatório está, então, dividido por vários capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se um quadro teórico, alicerçado por estudos sobre expressão/educação musical, música e interdisciplinaridade. O capítulo a seguir é referente à metodologia de pesquisa, nomeadamente os dados e o modo como foram recolhidos e tratados. O presente relatório insere-se numa investigação de cariz qualitativo, uma vez que teve como base o trabalho desenvolvido na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico/JI (EB1/J) Cesário Verde, numa turma de 26 alunos do 2.º ano de escolaridade. O número de participantes restringiu as conclusões e a generalização da prática de ensino, mas foi consistente com o objetivo do estudo. No 3º capítulo, procede-se ao estudo do tratamento metodológico da música como veiculo promotor. Analisam-se os documentos oficiais que regulam o sistema de ensino português procurando saber-se de que forma a Expressão e a Educação Musical faz parte integrante do currículo no Ensino Básico, princípios orientadores e quais as pedagogias orientadoras do Ensino da Música. Os resultados, associados aos outros instrumentos analisados, confirmam ou não os pressupostos iniciais deste estudo sobre o desaproveitamento desta arte, em contexto escolar, na promoção da transversalidade da música no desenvolvimento do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico. .Ainda no mesmo capítulo, são apresentadas estratégias e propostas de atividades pedagógico-didáticas que coloquei em prática na sala de aula para a abordagem das Expressões artísticas no 1.º Ciclo. Este estudo, procura contribuir para a afirmação da transversalidade da Música e por outro lado, decorrente do anterior pressuposto, pretende-se dar a conhecer práticas de ensino-aprendizagem das expressões no contexto do 1.º Ciclo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201202778 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16549 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Música | pt_PT |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
| dc.subject | Expressão e Educação Musical | pt_PT |
| dc.subject | Transversalidade | pt_PT |
| dc.title | A transversalidade da música no desenvolvimento do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |
