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Authors
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Abstract(s)
Na base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge
como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino
supervisionada, na escola EB1/JI Cesário Verde, no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O interesse da parte do investigador e a observação no contexto referido ditou
o desenvolvimento deste projeto dando voz ao tema da articulação das diferentes
áreas de saber, nomeadamente as com maior peso no 1º Ciclo (Matemática, Língua
Portuguesa e Estudo do Meio), recorrendo às expressões artísticas, incidindo
primordialmente na área da música, como estratégia de intervenção.
Atualmente a tendência escolar segue rumo ao encontro de todas as
capacidades científicas que o indivíduo deve compreender e executar, ficando assim
de lado a importância do ser como um todo, holístico, capaz de revelar a sua
personalidade, os seus sentimentos e os seus conhecimentos expressivamente. Com
isto, o presente projeto teve como base a importância e as vantagens de um ensino
com arte, isto é, de um ensino onde é possível que a criança tenha oportunidade de
expressar artisticamente aquilo que já conhecia, assim como os novos conhecimentos
adquiridos. Através das expressões artísticas foram pensadas atividades que
pudessem fazer valer a articulação das diferentes disciplinas, de modo a dar resposta
a algumas questões levantadas durante o processo.
Neste estudo apresenta-se essencialmente a música como elemento
imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional.
Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades
inter e multidisciplinares, enriquecendo o processo educacional.
O presente relatório está, então, dividido por vários capítulos. No primeiro
capítulo, apresenta-se um quadro teórico, alicerçado por estudos sobre
expressão/educação musical, música e interdisciplinaridade.
O capítulo a seguir é referente à metodologia de pesquisa, nomeadamente os
dados e o modo como foram recolhidos e tratados. O presente relatório insere-se
numa investigação de cariz qualitativo, uma vez que teve como base o trabalho
desenvolvido na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico/JI (EB1/J) Cesário Verde, numa
turma de 26 alunos do 2.º ano de escolaridade. O número de participantes restringiu as conclusões e a generalização da prática de ensino, mas foi consistente com o
objetivo do estudo.
No 3º capítulo, procede-se ao estudo do tratamento metodológico da música
como veiculo promotor. Analisam-se os documentos oficiais que regulam o sistema de
ensino português procurando saber-se de que forma a Expressão e a Educação
Musical faz parte integrante do currículo no Ensino Básico, princípios orientadores e
quais as pedagogias orientadoras do Ensino da Música.
Os resultados, associados aos outros instrumentos analisados, confirmam ou
não os pressupostos iniciais deste estudo sobre o desaproveitamento desta arte, em
contexto escolar, na promoção da transversalidade da música no desenvolvimento do
currículo do 1º ciclo do Ensino Básico.
.Ainda no mesmo capítulo, são apresentadas estratégias e propostas de
atividades pedagógico-didáticas que coloquei em prática na sala de aula para a
abordagem das Expressões artísticas no 1.º Ciclo.
Este estudo, procura contribuir para a afirmação da transversalidade da Música
e por outro lado, decorrente do anterior pressuposto, pretende-se dar a conhecer
práticas de ensino-aprendizagem das expressões no contexto do 1.º Ciclo.
Description
Keywords
Ensino Básico Música Interdisciplinaridade Expressão e Educação Musical Transversalidade
