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O processamento sensorial e as competências de desenvolvimento das crianças dos 2 aos 5 anos de idade com atraso global de desenvolvimento

datacite.subject.fosIntegração Sensorialpt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Isabel
dc.contributor.authorSilva, Mara
dc.date.accessioned2024-08-28T10:26:59Z
dc.date.available2024-08-28T10:26:59Z
dc.date.issued2024-07-15
dc.description.abstractIntrodução: Os primeiros anos de vida da criança, são classificados como “Primeira Infância”, mais especificamente até aos cinco anos de idade. Estes anos são marcados por um rápido desenvolvimento do sistema nervoso central, durante o qual são adquiridas múltiplas competências funcionais que permitem à criança adotar gradualmente um comportamento favorável à aprendizagem, pela exploração do seu contexto através dos sentidos (Meriem, Khaoula, Ghizlane, Asmaa & Ahmed, 2020). Objetivo: O presente estudo assume como objetivo analisar a relação entre as competências do processamento sensorial e a aquisição de competências de desenvolvimento na criança. Método: A amostra foi constituída por 41 crianças, com idades entre os dois e cinco anos de idade, com atraso global de desenvolvimento, de acordo com a Schedule of Growing Skills II (SGS-II), da Região Autónoma da Madeira. Para avaliação das competências de desenvolvimento foi utilizado a SGS-II e a Sensory Processing Measure – Preschool (SPM-P), versão Casa, para avaliar o processamento sensorial. No SPM-P destacou-se o item de “Planeamento Motor e Ideação” onde a maioria das crianças em estudo apresentou uma “Disfunção Estabelecida” ou “Disfunção Provável”, seguido da “Participação Social”. Na SGS-II destacam-se os itens “Audição e Linguagem” e “Fala e Linguagem”, como os itens onde a maioria crianças apresentam um “Atraso Significativo”. Resultados: Os resultados demonstraram existência de relação entre os domínios da SGS-II, competências “Locomotoras” e de “Interação Social” e a “Visão” da SPM P. Entre, o domínio “Consciencia Corporal” da SPM-P e as dimensoes “Fala e Linguagem” e “Competências Cognitivas” da SGS-II e ainda entre o “Planeamento Motor e Ideação” da SPM-P e as dimensões “Locomotoras”, “Fala e Linguagem”, “Interação Social”, “Autonomia Pessoal” e “Cognitiva”. O estudo revela a importância do processamento sensorial na aquisição de competências de desenvolvimento da criança.pt_PT
dc.identifier.tid203684907pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51939
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntegração sensorialpt_PT
dc.subjectProcessamento sensorialpt_PT
dc.subjectContexto casapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectCompetências de desenvolvimentopt_PT
dc.titleO processamento sensorial e as competências de desenvolvimento das crianças dos 2 aos 5 anos de idade com atraso global de desenvolvimentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacionalpt_PT

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