Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.86 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: Os primeiros anos de vida da criança, sĂŁo classificados como âPrimeira InfĂąnciaâ, mais especificamente atĂ© aos cinco anos de idade. Estes anos sĂŁo marcados por um rĂĄpido desenvolvimento do sistema nervoso central, durante o qual sĂŁo adquiridas mĂșltiplas competĂȘncias funcionais que permitem Ă criança adotar gradualmente um comportamento favorĂĄvel Ă aprendizagem, pela exploração do seu contexto atravĂ©s dos sentidos (Meriem, Khaoula, Ghizlane, Asmaa & Ahmed, 2020).
Objetivo: O presente estudo assume como objetivo analisar a relação entre as competĂȘncias do processamento sensorial e a aquisição de competĂȘncias de desenvolvimento na criança.
MĂ©todo: A amostra foi constituĂda por 41 crianças, com idades entre os dois e cinco anos de idade, com atraso global de desenvolvimento, de acordo com a Schedule of Growing Skills II (SGS-II), da RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira. Para avaliação das competĂȘncias de desenvolvimento foi utilizado a SGS-II e a Sensory Processing Measure â Preschool (SPM-P), versĂŁo Casa, para avaliar o processamento sensorial. No SPM-P destacou-se o item de âPlaneamento Motor e Ideaçãoâ onde a maioria das crianças em estudo apresentou uma âDisfunção Estabelecidaâ ou âDisfunção ProvĂĄvelâ, seguido da âParticipação Socialâ. Na SGS-II destacam-se os itens âAudição e Linguagemâ e âFala e Linguagemâ, como os itens onde a maioria crianças apresentam um âAtraso Significativoâ. Resultados: Os resultados demonstraram existĂȘncia de relação entre os domĂnios da SGS-II, competĂȘncias âLocomotorasâ e de âInteração Socialâ e a âVisĂŁoâ da SPM P. Entre, o domĂnio âConsciencia Corporalâ da SPM-P e as dimensoes âFala e Linguagemâ e
âCompetĂȘncias Cognitivasâ da SGS-II e ainda entre o âPlaneamento Motor e Ideaçãoâ da SPM-P e as dimensĂ”es âLocomotorasâ, âFala e Linguagemâ, âInteração Socialâ, âAutonomia Pessoalâ e âCognitivaâ.
O estudo revela a importĂąncia do processamento sensorial na aquisição de competĂȘncias de desenvolvimento da criança.
Description
Keywords
Integração sensorial Processamento sensorial Contexto casa Desenvolvimento infantil CompetĂȘncias de desenvolvimento