Publication
A importância da participação da família na jornada escolar a partir da gestão democrática
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Simões, Jorge Manuel Marques | |
dc.contributor.author | Gomes, Delane Kátia Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T11:31:47Z | |
dc.date.available | 2022-02-08T11:31:47Z | |
dc.date.issued | 2021-10 | |
dc.date.submitted | 2021-10 | |
dc.description.abstract | A escola e a família são dois núcleos coexistentes, funcionando em prol da educação do aluno. A família, responsável por transmitir valores e garantir o aporte emocional, é o primeiro contato da criança com o mundo, cujas visões são reflexos das figuras materna e paterna. A escola, por sua vez, prepara a criança a partir de programas pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades como a leitura, escrita e cálculos, além de contribuir para sua sociabilidade. Quando estes dois nichos não trabalham em harmonia, observa-se uma queda no rendimento escolar, realidade ainda bastante latente no país. O acompanhamento do desenvolvimento do aluno, além de monitorar suas atividades e evolução, também o torna mais seguro para ir à escola mediante alguns problemas que possam aparecer. Logo, família e escola formam eixos de um mesmo sistema que deve funcionar em prol do sucesso escolar e da mudança da realidade educacional brasileira. Diante do apresentado, esta dissertação tratará da importância da participação da família na escola, sendo incentivada pela Gestão Democrática, que permite a inserção da comunidade nas decisões escolares. Foi realizado um estudo de caso em uma escola pública municipal localizada em Fortaleza, Ceará, a fim de captar percepções daqueles que fazem parte do contexto escolar sobre o impacto da participação da família na vida escolar do aluno. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202923410 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39244 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_PT |
dc.subject | Papel da família | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.title | A importância da participação da família na jornada escolar a partir da gestão democrática | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão: Área de Especialização: Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertação Delane Katia Silva Gomes.pdf
- Size:
- 1.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format