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Authors
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Abstract(s)
A escola e a família são dois núcleos coexistentes, funcionando em prol da educação do
aluno. A família, responsável por transmitir valores e garantir o aporte emocional, é o
primeiro contato da criança com o mundo, cujas visões são reflexos das figuras materna e
paterna. A escola, por sua vez, prepara a criança a partir de programas pedagógicos para o
desenvolvimento de habilidades como a leitura, escrita e cálculos, além de contribuir para
sua sociabilidade. Quando estes dois nichos não trabalham em harmonia, observa-se uma
queda no rendimento escolar, realidade ainda bastante latente no país. O acompanhamento
do desenvolvimento do aluno, além de monitorar suas atividades e evolução, também o torna
mais seguro para ir à escola mediante alguns problemas que possam aparecer. Logo, família
e escola formam eixos de um mesmo sistema que deve funcionar em prol do sucesso escolar
e da mudança da realidade educacional brasileira. Diante do apresentado, esta dissertação
tratará da importância da participação da família na escola, sendo incentivada pela Gestão
Democrática, que permite a inserção da comunidade nas decisões escolares. Foi realizado
um estudo de caso em uma escola pública municipal localizada em Fortaleza, Ceará, a fim
de captar percepções daqueles que fazem parte do contexto escolar sobre o impacto da
participação da família na vida escolar do aluno.
Description
Keywords
Família Escola Gestão Democrática Papel da família Sucesso escolar