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Authors
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Abstract(s)
A prática de ensino supervisionada começou como um livro em branco, que se foi preenchendo,
riscando e reescrevendo ao longo do ano. É, sem dúvida, impossível descrever em tão poucas páginas
todas as experiências vividas e as reflexões realizadas. Por isso, este documento foca em analisar e
refletir pontos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem do estagiário. Neste sentido, este
relatório analisa todo o processo de estágio pedagógico em Ensino da Educação Física, que ocorreu no
Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide durante o ano letivo de 2023/2024. Esta análise é
feita com base nas quatro áreas de intervenção que se interligam ao longo do percurso enquanto
professor estagiário. A ÁREA I apresenta uma caracterização do Agrupamento de Escolas da Portela e
Moscavide, bem como uma descrição detalhada das escolas EB 2/3 Gaspar Correia e da Secundária da
Portela. Ainda, essa área apresenta informações sobre as infraestruturas e a caracterização das turmas
do 5º ano (2º ciclo), 8º ano (3º ciclo) e 10º ano (secundário)., assim como as condições essenciais para
a prática de Educação Física. Seguidamente, na ÁREA II, são expostos todos os procedimentos adotados
em relação à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, incluindo planeamento, espaços
disponíveis, materiais a utilizar, condução de aula e avaliação dos alunos A ÁREA III abordar a relação
com a comunidade, destacando a minha colaboração com a diretora de turma da 5ºG em todos os
processos burocráticos, como a organização de reuniões e a participação ativa nos conselhos de turma
e nas reuniões com os encarregados de educação. Serão também mencionadas as atividades e projetos
em que estive envolvido enquanto professor estagiário. Por último, na ÁREA IV, abordaremos as
atitudes dos alunos sem deficiência do ensino básico e secundário, numa escola pública, em relação à
inclusão, antes e depois de uma aula sobre paradesporto. Em conclusão, destaca-se que o estágio é
uma experiência formativa por excelência, devido à sua organização, e que as principais finalidades da
educação física devem passar pela promoção da saúde, assim como pelo desenvolvimento, inclusão e
vertente desportiva.
