Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica no ensino da programação: mapeamento da literatura

dc.contributor.advisorRibeiro, António Rui Trigo
dc.contributor.authorAntunes, Ana Margarida da Silva Marques
dc.date.accessioned2024-08-08T10:40:11Z
dc.date.embargo2025-08-09
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO ensino tradicional enfrenta inúmeros desafios para captar a atenção e estimular as novas gerações, motivados por métodos de ensino desajustados e que se refletem numa dificuldade global experienciada no setor da educação, principalmente relacionada com a desconexão do ensino tradicional com as recentes necessidades do mundo moderno. Apesar dos esforços dos profissionais de educação, que têm tentado introduzir novas abordagens pedagógicas no ensino para colmatar estas dificuldades, os estudantes mantêm um sentimento geral de desmotivação. Considerando o caso especial do ensino da programação, cada vez mais decisivo na formação das competências necessárias ao mercado de trabalho atual, o principal objetivo desta investigação é identificar metodologias e abordagens pedagógicas que possibilitem melhorar o ensino da programação, de forma a recuperar um verdadeiro envolvimento dos estudantes na aprendizagem e superar as reais dificuldades no ensino. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com um mapeamento de estudos recentes sobre metodologias de ensino, para atingir os objetivos desta investigação e possibilitar um ponto de partida para trabalhos futuros. As conclusões alcançadas apresentam especiais contributos para a área da educação e o mapeamento elaborado permitiu identificar as metodologias de ensino mais investigadas pela comunidade científica. Foi elaborada uma lista com as metodologias que se apresentaram como as mais direcionadas para o ensino específico da programação, o que permitiu concluir que as metodologias de ensino mais referidas nos estudos foram “educational robotics”, “integrative learning” e “problem-based learning”. Nesta investigação, apresenta-se também uma proposta de classificação das metodologias, tendo em conta as suas características e através da ponderação de três dimensões: recursos, implementação e recetividade. Como reflexão final, selecionaram-se algumas metodologias emergentes que se considera que terão enorme potencial para serem utilizadas no ensino da programação, como é o caso de “agile teaching”, “digital educational escape rooms”, “game jamming” e “work-integrated learning”.pt_PT
dc.identifier.tid203677668pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51601
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMapeamentopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMetodologias de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino da programaçãopt_PT
dc.titleInovação pedagógica no ensino da programação: mapeamento da literaturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPretende-se publicar o trabalho numa revista científicapt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Antunes.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: