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Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino tradicional enfrenta inúmeros desafios para captar a atenção e estimular as novas
gerações, motivados por métodos de ensino desajustados e que se refletem numa dificuldade
global experienciada no setor da educação, principalmente relacionada com a desconexão
do ensino tradicional com as recentes necessidades do mundo moderno. Apesar dos esforços
dos profissionais de educação, que têm tentado introduzir novas abordagens pedagógicas no
ensino para colmatar estas dificuldades, os estudantes mantêm um sentimento geral de
desmotivação. Considerando o caso especial do ensino da programação, cada vez mais
decisivo na formação das competências necessárias ao mercado de trabalho atual, o principal
objetivo desta investigação é identificar metodologias e abordagens pedagógicas que
possibilitem melhorar o ensino da programação, de forma a recuperar um verdadeiro
envolvimento dos estudantes na aprendizagem e superar as reais dificuldades no ensino. Foi
realizada uma revisão sistemática da literatura, com um mapeamento de estudos recentes
sobre metodologias de ensino, para atingir os objetivos desta investigação e possibilitar um
ponto de partida para trabalhos futuros. As conclusões alcançadas apresentam especiais
contributos para a área da educação e o mapeamento elaborado permitiu identificar as
metodologias de ensino mais investigadas pela comunidade científica. Foi elaborada uma
lista com as metodologias que se apresentaram como as mais direcionadas para o ensino
específico da programação, o que permitiu concluir que as metodologias de ensino mais
referidas nos estudos foram “educational robotics”, “integrative learning” e “problem-based
learning”. Nesta investigação, apresenta-se também uma proposta de classificação das
metodologias, tendo em conta as suas características e através da ponderação de três
dimensões: recursos, implementação e recetividade. Como reflexão final, selecionaram-se
algumas metodologias emergentes que se considera que terão enorme potencial para serem
utilizadas no ensino da programação, como é o caso de “agile teaching”, “digital educational
escape rooms”, “game jamming” e “work-integrated learning”.
Description
Keywords
Mapeamento Educação Ensino superior Metodologias de ensino Ensino da programação