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Abstract(s)
Fazendo parte integrante do sistema nacional do ensino superior os
Estabelecimentos Militares de Ensino Superior Universitário estão, à semelhança dos restantes
estabelecimentos de ensino superior, a reestruturar os seus modelos de ensino, por forma a integrar
os princípios acordados aquando da assinatura da Declaração de Bolonha. Esta reestruturação
implica a adopção de novos conceitos de formação, novas filosofias no desenvolvimento da
aprendizagem factores determinantes para a modernização de qualquer sistema de ensino o que
determina a necessidade de se adquirir novas competências e de as certificar por forma a garantir a
manutenção da credibilidade e dos elevados padrões do ensino ministrado nos EMES. Tendo em
vista a finalidade do presente trabalho fizemos uma análise de alguns modelos de ensino militar
europeus que já implementaram o sistema baseado em unidades curriculares europeias, decorrente
do Processo de Bolonha, o que nos permitiu elaborar algumas propostas que poderão contribuir para
racionalização e modernização do sistema do Ensino Militar Universitário.
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Keywords
Estabelecimentos Militares de Ensino Superior Universitário Processo de Bolonha Bélgica Holanda França Racionalização Modernização