Publication
Pretérito - histórias e identidades inseridas em contexto escolar para a construção do conhecimento e promoção do desenvolvimento local
dc.contributor.advisor | Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969- | |
dc.contributor.author | Romano, Joana Inês Fuso Tomé | |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T10:02:47Z | |
dc.date.available | 2020-01-31T10:02:47Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A Educação, a Animação e o Desenvolvimento Local incorporam esta investigação com a qual procuramos definir, identificar e colocar em prática algumas dinâmicas associadas ao fenómeno das atividades culturais em contexto escolar, com o objetivo de compreender o Desenvolvimento Local. Nesta investigação, procura-se definir a aplicabilidade daqueles conceitos, identificando a forma como se associam às práticas educativas, culturais e de desenvolvimento da comunidade educativa, e como são experienciadas quotidianamente pela população alvo da nossa investigação/intervenção. A presente investigação-ação de cariz misto, uma vez que aliamos uma vertente metodológica quantitativa complementada por outra qualitativa, teve como objetivo de trabalho estudar uma escola, inserida em contexto local rural - o Agrupamento de Escolas de Vila de Rei -, com o propósito de identificar nela a atuação e oferta de projetos, dinâmicas e atividades no âmbito do Desenvolvimento Local. Na origem e escolha metodológica da investigação, constituímos três pontos com sustentação na literatura profícua e na revisão de orientações e pensamentos de autores prestigiados, ao longo dos quais fomos descrevendo pressupostos teóricos e conceções onde incidia o projeto de investigação-ação. Considerámos como vetores determinantes, neste percurso, os alunos que frequentam o 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e os respetivos Encarregados de Educação, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, os Professores e Educadores de Infância do referido agrupamento, a Coordenadora do Departamento de Educação da Câmara de Vila de Rei, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Rei, a Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e a Coordenadora Técnica do Lar e Centro de Dia Família Dias Cardoso. Concebemos três inquéritos por questionário, que foram, e respetivamente aplicados aos encarregados de educação e aos docentes, a obter a informação acerca do contexto local e escolar, e aos Alunos, por forma a realizar um levantamento da informação referente à participação e implementação do projeto no campo em estudo. Além disso, também criámos cinco guiões de entrevista semiestruturadas, realizadas aos entrevistados anteriormente enunciados, que representam as instituições/associações/organizações locais. Após a recolha de informação a mesma foi analisada com recurso ao SPSS (versão 23). Os seus dados foram analisados e as entrevistas foram transcritas, com o intuito de estudar a relação que se estabelecia entre as parcerias locais e a escola apurando a sua evolução através do envolvimento e Desenvolvimento Local. Com os resultados obtidos, elaboraram-se um conjunto de práticas e dinâmicas que passaram especificamente pela partilha de histórias e especificidades locais, que vieram a permitir que se valorizasse mais a identidade local. Como conclusões avançamos que é indivisível a relação entre Educação, Animação e Desenvolvimento Local; no Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, mostrou-se pertinente articular com âmbitos e contextos, indo para além das infraestruturas e materiais existentes e incluir o envolvimento do associativismo, da educação e da animação, enquanto potenciadores de Desenvolvimento Local. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381668 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31146 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Animação | pt_PT |
dc.subject | Associativismo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Local | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Identidades | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.title | Pretérito - histórias e identidades inseridas em contexto escolar para a construção do conhecimento e promoção do desenvolvimento local | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | pt_PT |