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Qualidade de vida no trabalho e satisfação no emprego dos assistentes operacionais de apoio educativo

dc.contributor.advisorMoreira, Sandrina Berthault
dc.contributor.advisorMartins, helena
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Filipa Duarte Neto
dc.date.accessioned2025-01-27T16:22:25Z
dc.date.available2025-01-27T16:22:25Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractAs escolas públicas desempenham um papel crucial no desenvolvimento da sociedade, promovendo o conhecimento, as competências e o crescimento individual. Os Assistentes Operacionais (AO) desempenham um papel vital no funcionamento das instituições escolares, no entanto, a literatura científica dedicada a esta população é extremamente escassa, deixando uma lacuna significativa no reconhecimento e na compreensão das suas condições de trabalho e os respetivos impactos no ambiente educativo. Este estudo tem o seu foco nos AO das escolas do Município de Setúbal, e concentra-se numa análise da sua qualidade de vida no trabalho (QVT) e satisfação com o emprego (SE) e no trabalho, com ênfase na forma como estes fatores influenciam o absentismo. Através de metodologias quantitativas, foram recolhidos dados por questionário (N=119) com a intenção de avaliar as condições de trabalho destes profissionais e identificar os principais fatores que contribuem para o fenómeno do absentismo. Do ponto de vista qualitativo, recorremos a estratégias de observação não participante que corroboraram a estratégia quantitativa. Os resultados indicam que, apesar dos esforços do município, os AO enfrentam desafios quotidianos que impactam significativamente no seu bem-estar e desempenho laborais, o que justifica as elevadas taxas de absentismo. O estudo conclui que são necessárias intervenções direcionadas a estes profissionais que contribuam para uma melhoria da sua satisfação no trabalho, uma vez que as condições laborais e os riscos para a saúde são essenciais para reduzir o absentismo e melhorar o funcionamento geral das instituições de ensino público. Estes resultados são basilares para os decisores políticos e administradores escolares que visam criar ambientes de trabalho mais suportados e aumentar a eficácia do sistema educativo.pt_PT
dc.description.abstractPublic schools play a crucial role in the development of the society, promoting knowledge, skills and individual growth. Operational Assistants (OA) play a vital role in the functioning of school institutions, but scientific literature dedicated to this population is extremely scarce, which leaves a significant gap in the recognition and understanding of their working conditions and impacts on the educational environment. This study is focused on the Municipality of Setúbal schools OAs, with emphasis in an analysis of their quality of life at work (QLW) and satisfaction with employment (SE) and work, as well as on how these factors may influence absenteeism. Using quantitative methodologies, data were collected by questionnaire (N=119) with the intention of evaluating the working conditions of these professionals and identifying the main factors that contribute to the phenomenon of absenteeism. From a qualitative point of view, we used non-participant observation strategies that corroborated the quantitative strategy. The results indicate that, despite the municipality's efforts, operational assistants face daily challenges that significantly impact in their well-being and work performance, which justifies the high rates of absenteeism. The study concludes that interventions aimed at these professionals are necessary to contribute to improving their job satisfaction, since working conditions and health risks are essential to reduce absenteeism and improve the general functioning of public educational institutions. These results are essential for policymakers and school administrators who aim to create more supportive work environments and increase the effectiveness of the educational system.pt_PT
dc.identifier.tid203797698pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54024
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssistentes Operacionais de Apoio Educativopt_PT
dc.subjectSatisfação no Empregopt_PT
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalhopt_PT
dc.subjectAbsentismopt_PT
dc.subjectOperational Education Assistantspt_PT
dc.subjectJob Satisfactionpt_PT
dc.subjectQuality of Work Lifept_PT
dc.subjectAbsenteeismpt_PT
dc.titleQualidade de vida no trabalho e satisfação no emprego dos assistentes operacionais de apoio educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Segurança e Higiene no Trabalhopt_PT

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