Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Qualidade de vida no trabalho e satisfação no emprego dos assistentes operacionais de apoio educativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio_Mestrado_230314027_.pdf974.72 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As escolas públicas desempenham um papel crucial no desenvolvimento da sociedade, promovendo o conhecimento, as competências e o crescimento individual. Os Assistentes Operacionais (AO) desempenham um papel vital no funcionamento das instituições escolares, no entanto, a literatura científica dedicada a esta população é extremamente escassa, deixando uma lacuna significativa no reconhecimento e na compreensão das suas condições de trabalho e os respetivos impactos no ambiente educativo. Este estudo tem o seu foco nos AO das escolas do Município de Setúbal, e concentra-se numa análise da sua qualidade de vida no trabalho (QVT) e satisfação com o emprego (SE) e no trabalho, com ênfase na forma como estes fatores influenciam o absentismo. Através de metodologias quantitativas, foram recolhidos dados por questionário (N=119) com a intenção de avaliar as condições de trabalho destes profissionais e identificar os principais fatores que contribuem para o fenómeno do absentismo. Do ponto de vista qualitativo, recorremos a estratégias de observação não participante que corroboraram a estratégia quantitativa. Os resultados indicam que, apesar dos esforços do município, os AO enfrentam desafios quotidianos que impactam significativamente no seu bem-estar e desempenho laborais, o que justifica as elevadas taxas de absentismo. O estudo conclui que são necessárias intervenções direcionadas a estes profissionais que contribuam para uma melhoria da sua satisfação no trabalho, uma vez que as condições laborais e os riscos para a saúde são essenciais para reduzir o absentismo e melhorar o funcionamento geral das instituições de ensino público. Estes resultados são basilares para os decisores políticos e administradores escolares que visam criar ambientes de trabalho mais suportados e aumentar a eficácia do sistema educativo.
Public schools play a crucial role in the development of the society, promoting knowledge, skills and individual growth. Operational Assistants (OA) play a vital role in the functioning of school institutions, but scientific literature dedicated to this population is extremely scarce, which leaves a significant gap in the recognition and understanding of their working conditions and impacts on the educational environment. This study is focused on the Municipality of Setúbal schools OAs, with emphasis in an analysis of their quality of life at work (QLW) and satisfaction with employment (SE) and work, as well as on how these factors may influence absenteeism. Using quantitative methodologies, data were collected by questionnaire (N=119) with the intention of evaluating the working conditions of these professionals and identifying the main factors that contribute to the phenomenon of absenteeism. From a qualitative point of view, we used non-participant observation strategies that corroborated the quantitative strategy. The results indicate that, despite the municipality's efforts, operational assistants face daily challenges that significantly impact in their well-being and work performance, which justifies the high rates of absenteeism. The study concludes that interventions aimed at these professionals are necessary to contribute to improving their job satisfaction, since working conditions and health risks are essential to reduce absenteeism and improve the general functioning of public educational institutions. These results are essential for policymakers and school administrators who aim to create more supportive work environments and increase the effectiveness of the educational system.

Description

Keywords

Assistentes Operacionais de Apoio Educativo Satisfação no Emprego Qualidade de Vida no Trabalho Absentismo Operational Education Assistants Job Satisfaction Quality of Work Life Absenteeism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue