Publication
Caligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEB
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Custódio,, Pedro Balaus, 1964- | |
| dc.contributor.author | Lima, Vanessa Liliana Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-11T14:58:13Z | |
| dc.date.available | 2025-09-11T14:58:13Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-14 | |
| dc.description.abstract | Ao longo do meu percurso de formação docente, foi possível observar que grande parte das atividades de escrita eram rotineiras e fastidiosas, o que acabava por produzir nos alunos uma certa rejeição face ao ato de escrever. Desta feita, a promoção pelo gosto da escrita, bem como o desenvolvimento da criatividade nos alunos, tornou-se um desejo intrínseco no desenvolvimento deste estudo. Foi criado um plano de atividades de escrita, onde o caligrama é utilizado como uma ferramenta para gerar motivação para a escrita. Este plano foi desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade, numa escola da rede pública. Partindo dos resultados obtidos é possível concluir que os alunos progrediram ao longo da implementação das atividades propostas. Estes demonstraram-se motivados durante a criação dos seus caligramas, revelando criatividade em cada um dos seus trabalhos, denotando-se uma melhoria significativa das suas competências de escrita. É ainda possível inferir que o recurso a atividades lúdicas, contextualizadas e significativas, que apelam à criatividade dos alunos, são fundamentais para o aumento da motivação no desenvolvimento de projetos de escrita. | por |
| dc.description.abstract | Throughout my teaching training, it was possible to observe that a large part of the writing activities were routine and boring, producing in students a negative feeling towards writing/an aversion to writing. Thus, improving writing skills, as well as develop-ing creativity in students, became the purpose of this study. A writing activity plan was created and the calligram was used to encourage writing. This plan was developed in a 2nd grade class in a public school. Based on the results obtained, it is possible to conclude that students improved writing skills throughout the implementation of the proposed activities. They were moti-vated while creating their calligrams, demonstrating creativity and revealing a significant improvement in their writing skills. It is also possible to conclude that playful, contextualized, meaningful and creative learning activities are essential to encourage students for writing projects. | eng |
| dc.identifier.tid | 203999479 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58649 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Caligrama | |
| dc.subject | Didática da Escrita no 1.º CEB | |
| dc.subject | Motivação | |
| dc.subject | Criatividade | |
| dc.subject | Calligram | |
| dc.subject | Writing Didactics in Primary School | |
| dc.subject | Motivation | |
| dc.subject | Creativity | |
| dc.title | Caligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEB | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
