Repository logo
 
Publication

Caligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEB

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCustódio,, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorLima, Vanessa Liliana Pinto
dc.date.accessioned2025-09-11T14:58:13Z
dc.date.available2025-09-11T14:58:13Z
dc.date.issued2025-07-14
dc.description.abstractAo longo do meu percurso de formação docente, foi possível observar que grande parte das atividades de escrita eram rotineiras e fastidiosas, o que acabava por produzir nos alunos uma certa rejeição face ao ato de escrever. Desta feita, a promoção pelo gosto da escrita, bem como o desenvolvimento da criatividade nos alunos, tornou-se um desejo intrínseco no desenvolvimento deste estudo. Foi criado um plano de atividades de escrita, onde o caligrama é utilizado como uma ferramenta para gerar motivação para a escrita. Este plano foi desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade, numa escola da rede pública. Partindo dos resultados obtidos é possível concluir que os alunos progrediram ao longo da implementação das atividades propostas. Estes demonstraram-se motivados durante a criação dos seus caligramas, revelando criatividade em cada um dos seus trabalhos, denotando-se uma melhoria significativa das suas competências de escrita. É ainda possível inferir que o recurso a atividades lúdicas, contextualizadas e significativas, que apelam à criatividade dos alunos, são fundamentais para o aumento da motivação no desenvolvimento de projetos de escrita.por
dc.description.abstractThroughout my teaching training, it was possible to observe that a large part of the writing activities were routine and boring, producing in students a negative feeling towards writing/an aversion to writing. Thus, improving writing skills, as well as develop-ing creativity in students, became the purpose of this study. A writing activity plan was created and the calligram was used to encourage writing. This plan was developed in a 2nd grade class in a public school. Based on the results obtained, it is possible to conclude that students improved writing skills throughout the implementation of the proposed activities. They were moti-vated while creating their calligrams, demonstrating creativity and revealing a significant improvement in their writing skills. It is also possible to conclude that playful, contextualized, meaningful and creative learning activities are essential to encourage students for writing projects.eng
dc.identifier.tid203999479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58649
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCaligrama
dc.subjectDidática da Escrita no 1.º CEB
dc.subjectMotivação
dc.subjectCriatividade
dc.subjectCalligram
dc.subjectWriting Didactics in Primary School
dc.subjectMotivation
dc.subjectCreativity
dc.titleCaligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEBpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VANESSA_LIMA.pdf
Size:
5.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: