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A Instrução e a Formação Inter-Armas, que modelo?

dc.contributor.authorCaldeira, João
dc.date.accessioned2016-03-08T17:11:05Z
dc.date.available2016-03-08T17:11:05Z
dc.date.issued2002
dc.description.abstractNeste TILD consideraremos a Instrução, numa perspectiva sistémica, que representa “o conjunto de entidades, actividades e processos orientadas para o desenvolvimento do potencial humano, de forma a alcançar os objectivos da instituição e garantir a valorização individual dos seus elementos”. Consideramos neste TILD que Formação representa um processo cuja “finalidade é conferir conhecimentos, perícias e atitudes para o desempenho de uma função especifica”. A Formação, constituiu-se assim como o Centro de Gravidade do sub-sistema de Desenvolvimento do Sistema de Recursos Humanos. A formação, dos quadros permanentes, de quadros e praças em regime de voluntariado e contrato e dos militares em serviço efectivo decorrente da convocação ou mobilização6, assume-se como determinante na garantia do desenvolvimento do potencial humano do Exército. Não constitui o sistema de Instrução a razão de ser do Exército, mas antes, representa um meio que concorre, para que se disponha do potencial humano, capaz de assegurar o cumprimento das respectivas missões. Num Exército e num País com recursos sempre escassos, a organização do Sistema de Instrução, deve ter como objectivos o seu máximo rendimento, eficiência, eficácia, bem como a satisfação daqueles que nele intervêm, o que implica um desafio permanente e constante à forma como o mesmo é gerido. O modelo a seguir para a formação no Exército necessita de ser repensado e adaptado a um Exército profissional, empenhado em exigentes missões multinacionais, onde em permanência são confrontados os saberes dos militares que nelas participam. A concorrência agressiva do meio civil envolvente, onde a formação representa cada vez mais um direito adquirido pela população activa, conduz à necessidade de garantirmos que os nossos militares possuam competências devidamente certificadas. Existe assim uma oportunidade para avaliarmos o modelo actual de formação e por via das vulnerabilidades detectadas, propor novos caminhos para o SIE.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11927
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectInstruçãopt_PT
dc.subjectFormação inter-armaspt_PT
dc.subjectGestão de Recursos Humanospt_PT
dc.subjectSistema de Recursos Humanospt_PT
dc.titleA Instrução e a Formação Inter-Armas, que modelo?pt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

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