Repository logo
 
Publication

Alunos CEI na turma regular do 1ยบ CEB - perspetivas dos seus professores

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.advisorBorges, Isabel Cristina Neves, 1970-
dc.contributor.authorPereira, Susana Andrea Fernandes
dc.date.accessioned2016-09-22T11:02:55Z
dc.date.available2016-09-22T11:02:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA inclusรฃo de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente aqueles que beneficiam da medida educativa de ensino e aprendizagem โ€“ Currรญculo Especรญfico Individual (CEI), nas turmas de Ensino Regular (ER) tem-se revelado um desafio para muitos docentes. A eficรกcia e o sucesso da educaรงรฃo inclusiva (EI) estรฃo vinculados ร  aรงรฃo dos professores atravรฉs das suas prรกticas e valores inclusivos. Assim, assumindo como premissa de base a inquestionรกvel importรขncia da educaรงรฃo inclusiva para a igualdade de oportunidades, este trabalho tem o intuito de dar um pequeno contributo para o conhecimento das perspetivas dos professores do 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico (CEB) sobre a inclusรฃo dos alunos com CEI nas turmas de ER. Deste modo pretendemos reunir um conjunto de elementos que nos permita conhecer: a importรขncia atribuรญda ร  EI; o modo como as prรกticas dos professores refletem os seus valores inclusivos; as dificuldades sentidas no trabalho diรกrio; os aspetos mais compensadores no trabalho diรกrio e as sugestรตes de melhoria para uma escola (mais) inclusiva face ร s dificuldades diagnosticadas. Trata-se de um trabalho de investigaรงรฃo de carรกter qualitativo e de natureza descritiva. Os dados foram recolhidos atravรฉs da aplicaรงรฃo de entrevistas semiestruturadas. Participaram neste estudo oito professores do ER pรบblico do 1ยบ CEB de diferentes zonas do paรญs. Os resultados obtidos sugerem que este grupo de professores apresenta um perfil inclusivo. No entanto estes identificaram um conjunto de constrangimentos que dificultam e condicionam a sua prรกtica pedagรณgica.pt_PT
dc.identifier.tid201521865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14820
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaรงรฃo Especialpt_PT
dc.subjectInclusรฃopt_PT
dc.subjectProfessores do 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsicopt_PT
dc.subjectCurrรญculo Especรญfico Individualpt_PT
dc.titleAlunos CEI na turma regular do 1ยบ CEB - perspetivas dos seus professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaรงรฃo Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SUSANA_PEREIRA.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: