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Authors
Abstract(s)
A inclusรฃo de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente aqueles que beneficiam da medida educativa de ensino e aprendizagem โ Currรญculo Especรญfico Individual (CEI), nas turmas de Ensino Regular (ER) tem-se revelado um desafio para muitos docentes. A eficรกcia e o sucesso da educaรงรฃo inclusiva (EI) estรฃo vinculados ร aรงรฃo dos professores atravรฉs das suas prรกticas e valores inclusivos. Assim, assumindo como premissa de base a inquestionรกvel importรขncia da educaรงรฃo inclusiva para a igualdade de oportunidades, este trabalho tem o intuito de dar um pequeno contributo para o conhecimento das perspetivas dos professores do 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico (CEB) sobre a inclusรฃo dos alunos com CEI nas turmas de ER.
Deste modo pretendemos reunir um conjunto de elementos que nos permita conhecer: a importรขncia atribuรญda ร EI; o modo como as prรกticas dos professores refletem os seus valores inclusivos; as dificuldades sentidas no trabalho diรกrio; os aspetos mais compensadores no trabalho diรกrio e as sugestรตes de melhoria para uma escola (mais) inclusiva face ร s dificuldades diagnosticadas.
Trata-se de um trabalho de investigaรงรฃo de carรกter qualitativo e de natureza descritiva. Os dados foram recolhidos atravรฉs da aplicaรงรฃo de entrevistas semiestruturadas. Participaram neste estudo oito professores do ER pรบblico do 1ยบ CEB de diferentes zonas do paรญs.
Os resultados obtidos sugerem que este grupo de professores apresenta um perfil inclusivo. No entanto estes identificaram um conjunto de constrangimentos que dificultam e condicionam a sua prรกtica pedagรณgica.
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Keywords
Educaรงรฃo Especial Inclusรฃo Professores do 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico Currรญculo Especรญfico Individual
