| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Estamos numa era de comunicação, na qual as redes sociais têm tido um papel cada vez mais
preponderante na forma como comunicamos, estando a ser utilizadas de forma crescente nas
estratégias de marketing, levando as empresas a alocar cada vez mais recursos na construção
da sua presença nestas plataformas digitais. São muitas as pessoas que através destas
plataformas partilham as suas opiniões, as suas experiências, falam e publicam abertamente
sobre um determinado produto, marca ou interesse. Por consequência, as marcas estão sempre
a procura de desenvolver técnicas e estratégias mais eficazes, por meio das quais possam
comunicar de forma mais fácil e eficaz para o seu público-alvo. A técnica de endosso de
influenciadores digitais está entre uma delas. O presente estudo foi conduzido para analisar o
impacto entre o endosso do influenciador digital e a intenção de compra dos consumidores. O
trabalho de pesquisa foi realizado com referência à geração milénio. Os dados foram recolhidos
por meio de um questionário, obtendo-se uma amostra de 307 entrevistados, por meio da
técnica de amostragem não probabilística por julgamento. Como resultado, foi encontrado um
impacto positivo entre o endosso de influenciadores digitais e a intenção de compra dos
consumidores na geração milénio. Os resultados da investigação agregaram valor à literatura
existente, pois cada um dos atributos do endosso foi testado através da observação do seu
impacto na intenção de compra dos consumidores. O modelo teórico e os seus resultados podem
ser posteriormente utilizados para a realização de uma pesquisa em escala mais vasta e com
outras fatores relevantes. E por fim, também, os resultados da pesquisa trazem resultados
praticamente importantes para os profissionais de marketing considerarem ao escolher um
influenciador digital.
Description
Keywords
Intenção de compra do consumidor Endosso do influenciador Geração milénio Mareting de influência Líderes de opinião digital
