Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O questionamento e a aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MARISA_DIAS.pdf17.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório Final denominado “O questionamento e a aprendizagem”, pretende essencialmente descrever um trabalho investigativo e, de forma sucinta, apresentar o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino em 1.º CEB e da Prática de Ensino em 2.º CEB, inseridas no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este Relatório Final envolve quatro partes que têm subjacentes as seguintes ideias: uma cultura de questionamento em sala de aula requer múltiplas experiências, para que os alunos, com a orientação e o apoio explícito do professor, desenvolvam hábitos e normas de questionamento (Goos, 2004, citado por Makar, 2012) e “em contraste com dias em sala de aula em que os alunos escutam passivamente as lições, um ambiente de aprendizagem vibrante, (...) é hoje reconhecido como aquele que engendra e apoia os alunos que participarão ativamente colocando questões” (Wong & Quek, 2006, p. 2). Na primeira parte deste Relatório Final (Capítulos I a V) é apresentado um pequeno estudo de natureza qualitativa, cujo tema é “O questionamento com alunos do 5.º ano do Ensino Básico: uma abordagem sobre tabelas e gráficos”. Os resultados desta investigação apontam que os alunos tiveram oportunidade de lidar com ideias e processos matemáticos, tais como: variável; tabela de frequências; frações; gráfico de barras; e resolver e pôr problemas; e construir, ler e interpretar tabelas e gráficos. Os alunos, tiveram também oportunidade de usar cartões de questão como ferramenta de apoio ao questionamento. A orquestração da Investigadora envolveu um ambiente de questionamento importante. Contudo, merecia ter sido mais cuidado na forma como conduziu o desenvolvimento dos conceitos matemáticos nos alunos. Na segunda parte deste Relatório Final (Capítulos de VI a VIII) encontra-se apresentada e refletida a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, envolvendo: a organização das atividades de Iniciação à Prática Profissional; a caraterização do contexto de Intervenção; a fundamentação das práticas pedagógicas em 1º Ciclo do Ensino Básico; duas experiências-chave; e a reflexão em torno do percurso em 1.º CEB. Ao longo da terceira parte do Relatório Final (Capítulo IX e X) é descrita a Prática de Ensino em 2.º CEB que envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é também apresentada a fundamentação da prática e a reflexão sobre a prática. Finalmente, serão apresentadas na quarta parte deste Relatório Final as Considerações Finais sobre: as aprendizagens desenvolvidas pela investigadora durante a implementação da investigação; as vivências efetuadas ao longo desta Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e a elaboração deste Relatório Final.

Description

Keywords

Questionamento Aprendizagem Questões dos Alunos Cartões de Questões Tabelas e Gráficos Estatísticos Orquestração Prática de Ensino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue