Publication
O questionamento e a aprendizagem
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Custódio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Dias, Marisa da Conceição Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T12:38:56Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T12:38:56Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O Relatório Final denominado “O questionamento e a aprendizagem”, pretende essencialmente descrever um trabalho investigativo e, de forma sucinta, apresentar o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino em 1.º CEB e da Prática de Ensino em 2.º CEB, inseridas no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este Relatório Final envolve quatro partes que têm subjacentes as seguintes ideias: uma cultura de questionamento em sala de aula requer múltiplas experiências, para que os alunos, com a orientação e o apoio explícito do professor, desenvolvam hábitos e normas de questionamento (Goos, 2004, citado por Makar, 2012) e “em contraste com dias em sala de aula em que os alunos escutam passivamente as lições, um ambiente de aprendizagem vibrante, (...) é hoje reconhecido como aquele que engendra e apoia os alunos que participarão ativamente colocando questões” (Wong & Quek, 2006, p. 2). Na primeira parte deste Relatório Final (Capítulos I a V) é apresentado um pequeno estudo de natureza qualitativa, cujo tema é “O questionamento com alunos do 5.º ano do Ensino Básico: uma abordagem sobre tabelas e gráficos”. Os resultados desta investigação apontam que os alunos tiveram oportunidade de lidar com ideias e processos matemáticos, tais como: variável; tabela de frequências; frações; gráfico de barras; e resolver e pôr problemas; e construir, ler e interpretar tabelas e gráficos. Os alunos, tiveram também oportunidade de usar cartões de questão como ferramenta de apoio ao questionamento. A orquestração da Investigadora envolveu um ambiente de questionamento importante. Contudo, merecia ter sido mais cuidado na forma como conduziu o desenvolvimento dos conceitos matemáticos nos alunos. Na segunda parte deste Relatório Final (Capítulos de VI a VIII) encontra-se apresentada e refletida a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, envolvendo: a organização das atividades de Iniciação à Prática Profissional; a caraterização do contexto de Intervenção; a fundamentação das práticas pedagógicas em 1º Ciclo do Ensino Básico; duas experiências-chave; e a reflexão em torno do percurso em 1.º CEB. Ao longo da terceira parte do Relatório Final (Capítulo IX e X) é descrita a Prática de Ensino em 2.º CEB que envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é também apresentada a fundamentação da prática e a reflexão sobre a prática. Finalmente, serão apresentadas na quarta parte deste Relatório Final as Considerações Finais sobre: as aprendizagens desenvolvidas pela investigadora durante a implementação da investigação; as vivências efetuadas ao longo desta Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e a elaboração deste Relatório Final. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201984857 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24820 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Questionamento | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Questões dos Alunos | pt_PT |
dc.subject | Cartões de Questões | pt_PT |
dc.subject | Tabelas e Gráficos Estatísticos | pt_PT |
dc.subject | Orquestração | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_PT |
dc.title | O questionamento e a aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |