Repository logo
 
Publication

O questionamento e a aprendizagem

dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorPereira, José Miguel Sacramento, 1968-
dc.contributor.authorDias, Marisa da Conceição Ferreira
dc.date.accessioned2018-11-09T12:38:56Z
dc.date.available2018-11-09T12:38:56Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO Relatório Final denominado “O questionamento e a aprendizagem”, pretende essencialmente descrever um trabalho investigativo e, de forma sucinta, apresentar o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino em 1.º CEB e da Prática de Ensino em 2.º CEB, inseridas no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este Relatório Final envolve quatro partes que têm subjacentes as seguintes ideias: uma cultura de questionamento em sala de aula requer múltiplas experiências, para que os alunos, com a orientação e o apoio explícito do professor, desenvolvam hábitos e normas de questionamento (Goos, 2004, citado por Makar, 2012) e “em contraste com dias em sala de aula em que os alunos escutam passivamente as lições, um ambiente de aprendizagem vibrante, (...) é hoje reconhecido como aquele que engendra e apoia os alunos que participarão ativamente colocando questões” (Wong & Quek, 2006, p. 2). Na primeira parte deste Relatório Final (Capítulos I a V) é apresentado um pequeno estudo de natureza qualitativa, cujo tema é “O questionamento com alunos do 5.º ano do Ensino Básico: uma abordagem sobre tabelas e gráficos”. Os resultados desta investigação apontam que os alunos tiveram oportunidade de lidar com ideias e processos matemáticos, tais como: variável; tabela de frequências; frações; gráfico de barras; e resolver e pôr problemas; e construir, ler e interpretar tabelas e gráficos. Os alunos, tiveram também oportunidade de usar cartões de questão como ferramenta de apoio ao questionamento. A orquestração da Investigadora envolveu um ambiente de questionamento importante. Contudo, merecia ter sido mais cuidado na forma como conduziu o desenvolvimento dos conceitos matemáticos nos alunos. Na segunda parte deste Relatório Final (Capítulos de VI a VIII) encontra-se apresentada e refletida a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, envolvendo: a organização das atividades de Iniciação à Prática Profissional; a caraterização do contexto de Intervenção; a fundamentação das práticas pedagógicas em 1º Ciclo do Ensino Básico; duas experiências-chave; e a reflexão em torno do percurso em 1.º CEB. Ao longo da terceira parte do Relatório Final (Capítulo IX e X) é descrita a Prática de Ensino em 2.º CEB que envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é também apresentada a fundamentação da prática e a reflexão sobre a prática. Finalmente, serão apresentadas na quarta parte deste Relatório Final as Considerações Finais sobre: as aprendizagens desenvolvidas pela investigadora durante a implementação da investigação; as vivências efetuadas ao longo desta Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e a elaboração deste Relatório Final.pt_PT
dc.identifier.tid201984857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24820
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQuestionamentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectQuestões dos Alunospt_PT
dc.subjectCartões de Questõespt_PT
dc.subjectTabelas e Gráficos Estatísticospt_PT
dc.subjectOrquestraçãopt_PT
dc.subjectPrática de Ensinopt_PT
dc.titleO questionamento e a aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARISA_DIAS.pdf
Size:
17.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: