Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Concerto coral no ensino pré-escolar

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Num meio em que nos parece natural assistir à alegria de cantar e de fazer música, como é o ensino pré-escolar, há invariavelmente, ano após ano, algumas crianças que não cantam e outras que não entoam bem. Como podemos levar estas crianças a melhorar a afinação e a gostar de cantar? Indo de encontro a esta questão, desenvolveu-se uma intervenção que consistiu num projeto de preparação e realização de um concerto de Natal, com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, que cantaram em coro um programa de 11 peças. Neste projeto de Escola foram postas em prática um conjunto de metodologias de ensino e de estratégias que procuraram contribuir para melhorar a qualidade da afinação e da emissão vocal, levando mais crianças a gostar de cantar. Para além de se pretender, através de um conjunto de metodologias e práticas, desenvolver a voz cantada das crianças, melhorando a qualidade da emissão vocal em benefício da fusão tímbrica e da afinação, pretendeu-se que estes objetivos se integrassem numa experiência de concerto, permitindo às crianças vivenciar a música de conjunto em coro, com acompanhamento instrumental tocado ao vivo nos ensaios e nos concertos, e apresentar o trabalho realizado em concerto aos seus familiares e amigos, interpretando várias canções de Natal com especial incidência no repertório Tradicional Português. Pretendeu-se também desenvolver a expressividade quer ao nível da interpretação do texto quer ao nível da interpretação musical de modo a proporcionar, através da música, uma experiência artística e emocional, promovendo ao mesmo tempo o gosto de cantar num ambiente prazeroso de trabalho colaborativo. Outra dimensão deste trabalho foi a investigação. Pretendeu-se investigar através de um processo de Investigação-Ação, os efeitos desta intervenção no desenvolvimento musical e vocal das crianças envolvidas e se a qualidade da emissão vocal e o gosto de cantar saíram beneficiados. Procurou-se ainda perceber que outros tipos de aprendizagens foram conseguidos pelas crianças. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que esta conjugação de práticas, no seu conjunto, foi muito benéfica quanto ao desempenho vocal, à experiência de trabalho em grupo, ao gosto generalizado de cantar e a uma experiência emocional e artística vivenciada por toda a comunidade escolar.
In a setting in which it seems to us natural to experience the happiness of singing and making music, such as that of pre-school education, there are, invariably, year after year, some children who do not sing and others who do not sing in tune. How can we enable these children to improve their tuning and enjoy singing? In order to attempt to answer this question, a project was developed consisting of the preparation and performance of a Christmas concert, including children from three to five years of age, who sang a programme of 11 pieces. In this school project there were employed a number of teaching methodologies and strategies seeking to improve the quality of tuning and vocal emission, leading more children to enjoy singing. As well as aiming, by means of a series of methodologies and practices, to develop the singing voice in children, improving the quality of vocal emission in order to facilitate fusion of timbre and tuning, these objectives were incorporated into the experience of a concert, allowing the children to make music together within the choir, with live instrumental accompaniment in both rehearsals and concerts, and to present what was achieved in the concert to their families and friends, performing various Christmas songs, concentrating especially on the traditional Portuguese repertoire. The intention was also to develop expressivity, both in terms of the interpretation of the text and of musical performance, in order to provide, by means of music, an artistic and emotional experience, at the same time developing at the same time the taste for singing in an atmosphere of pleasurable collaborative work. Another dimension of this work was research. The aim was to investigate, by means of a process of research-action, the effects of this work on the musical and vocal work of the children involved and to discover whether the quality of vocal emission and enjoyment of singing had improved. An attempt to understand which other kinds of learning methods had been mastered by the children. From the analysis of the data collected, it may be concluded that this series of practices, as a whole, was beneficial for vocal performance, the experience of group work, a taste for singing in general and an emotional and artistic experience for the entire school community.

Description

Keywords

Crianças Música Canto Educação vocal Pré-escolar Children Music Singing Vocal education Preschool Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue