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Impacto dos patrocínios do ciclismo profissional no brand equity estudo de caso EFAPEL

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Caetano
dc.contributor.authorSantos, Anabela Soares dos
dc.date.accessioned2022-09-06T11:51:28Z
dc.date.available2022-09-06T11:51:28Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.description.abstractNos últimos anos, o estudo da marca tem sido uma das temáticas de maior relevância, pelo facto de assistirmos a um aumento exponencial das mesmas e como tal, da dificuldade de elementos de diferenciação entre marcas. Cada vez mais, atribuímos valor à marca, e ao aliarmos o fator competitividade às emoções e aos sentimentos dos consumidores, leva-nos a que as estratégias de marketing se tornem cada vez mais humanizadas e cada vez mais próximas ao consumidor, sendo o patrocínio desportivo uma dessas estratégias utilizadas. O presente estudo analisa e avalia o impacto dos patrocínios do ciclismo profissional na valorização da marca. Este impacto é avaliado através do modelo conceptual de brand equity de Aaker, sendo objeto de estudo, três das cinco dimensões de estudo do referido modelo: Conhecimento da Marca, Qualidade Percebida e Associação à Marca. Nesse sentido, realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de conseguir um melhor conhecimento acerca dos diversos tópicos que giram em torno do tema escolhido, permitindo desta forma, estabelecer uma relação entre eles. Após a recolha de dados, mediante um questionário efetuado por amostra aleatória, foi possível validar a relação entre o impacto dos patrocínios e as variáveis de estudo, nomeadamente a notoriedade da marca e o comportamento de compra. Respeitante ao tipo de associações, verificou-se que ao contrário da revisão da literatura, no caso de estudo da EFAPEL, esta relação não se corroborou.pt_PT
dc.identifier.tid203057708pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41734
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrand equitypt_PT
dc.subjectPatrocíniopt_PT
dc.subjectMarketing desportivopt_PT
dc.subjectNotoriedade de marcapt_PT
dc.subjectAssociação à marcapt_PT
dc.titleImpacto dos patrocínios do ciclismo profissional no brand equity estudo de caso EFAPELpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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