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Abstract(s)
Numa época em que as tecnologias assumem um papel tão predominante, promovendo o isolamento e o individualismo das crianças, é importante criar brinquedos que desenvolvam as capacidades de empatia, de
partilha, de interação e altruísmo. Devemos educar as crianças, para a consciência, de que as suas escolhas terão sempre consequências. Ao incentivarmos, a que questionem as suas próprias decisões e escolhas, estimulamos o seu envolvimento, e consciência da responsabilidade do seu papel no mundo.
Esse é o objetivo do projeto Replay, envolver as crianças na criação de um brinquedo.
As crianças são incluídas no processo, desde o objeto que descartam, à desmontagem do brinquedo, ao entendimento dos diversos elementos que os constituem. São claramente comprometidas na escolha do brinquedo a ser criado, desde a seleção do plástico, ao processo de fabrico, e por fim, à manipulação e intertação com com colegas e adultos. O objeto brinquedo é um modelo que constitui parte de uma memória (Paiva & Santos, 2017) com este projeto pretende-se que esta memória seja perpetuada, através de escolhas
conscientes, tendo como foco, um futuro mais sustentável.
O presente documento é o relatório do estágio realizado no Opo’Lab, e descreve a minha participação em várias etapas e atividades, e o acompanhamento do projeto Replay.
A experiência, foi o ponto de partida para um projeto interventivo, de carácter social, dentro
das comunidades de São Tomé e Príncipe, que, com o apoio da Missão Dimix, resultou na criação
de um brinquedo, com função educativa, que alerta para a acumulação de desperdício,uma das enormes problemáticas destas ilhas, e a urgência da reutilização de plástico descartado, através das máquinas da Precious Plastic, atribuindo-lhe novas utilidades, e um maior ciclo de vida.
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Keywords
Design Sustentabilidade Precious Plastic Criança Brinquedo