Repository logo
 
Publication

Uso da realidade virtual no marketing turístico para melhorar a experiência dos visitantes: um caso de estudo da exposição Living Van Gogh

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPessôa, Clarisse
dc.contributor.authorOliveira, Ângelo Rodrigo Santos
dc.date.accessioned2024-11-04T16:08:17Z
dc.date.available2024-11-04T16:08:17Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.description.abstractEste estudo analisa o uso da realidade virtual no marketing turístico, com foco na melhoria da experiência dos visitantes, através de uma investigação empírica sobre a exposição "Living van Gogh", apresentada na Alfândega do Porto. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, realizado através de uma análise de conteúdos e um inquérito por questionário online, com uma amostra de 245 participantes. O objetivo foi avaliar a eficácia da realidade virtual como ferramenta estratégica de marketing no turismo, visando o enriquecimento da experiência dos visitantes. Os resultados indicam uma elevada satisfação por parte dos visitantes relativamente à exposição e à cidade do Porto. Percebe-se também que as expectativas sobre a exposição vão de encontro à realidade, o que nos indica que a promoção online da mesma é realista e satisfatória, embora possa ser mais estratégica Este estudo é pioneiro ao explorar a interligação entre a realidade virtual, as experiências imersivas em museus e a sua influência no marketing turístico de um destino, tendo por base a perspetiva do visitante.pt_PT
dc.identifier.tid203717139pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52701
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidade virtual (RV)pt_PT
dc.subjecte-tourismpt_PT
dc.subjectMarketing turísticopt_PT
dc.subjectMarca destinopt_PT
dc.subjectExperiência do visitantept_PT
dc.subjectTurismo em museuspt_PT
dc.titleUso da realidade virtual no marketing turístico para melhorar a experiência dos visitantes: um caso de estudo da exposição Living Van Goghpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ângelo_oliveira.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: