Repository logo
 
Publication

Uma proposta de Método com Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical

dc.contributor.authorJoão André Rocha Ventura Defesa
dc.date.accessioned2025-01-10T17:52:28Z
dc.date.available2025-01-10T17:52:28Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.description.abstractA densa paixão pela música nova, assente em estéticas contemporâneas é o cromatismo fulcral que levou à abordagem temática da minha dissertação. Se há elemento basilar em que este período da música se propulsionou foi o ritmo. A evolução drástica que os compositores extrapolaram esta condição, e sobretudo a sua função e utilização criam um avanço colossal ao longo dos séculos. A problemática atual do mercado musical, mas sobretudo um novo e fresco conhecimento de todos os elementos da indústria musical, levam a um crescimento exponencial da prática contemporânea, mas isto traz premissas por vezes castradoras a quem tem contato e sobretudo pretende avançar neste período e registo musical. A pouca intuição e preparação que os alunos e até mesmo os profissionais possuem é gritante. Todos nós sentimos essas dificuldades. Um dos motivos que através do meu estágio integrado no mestrado detetei, é a pouca atualização e abordagem a novos conceitos na disciplina de formação musical. Esta dissertação que tem em vista criar uma humilde sebenta rítmica que possa ser utilizada em aula ou em qualquer contexto de estudo e aprendizagem, tem como principal objetivo municiar, quem a poder e quiser utilizar, com mais ferramentas básicas para poder debelar problemas que possam surgir ao longo de todo o percurso. A naturalidade com que outras culturas abordam as questões do ritmo, explanam que a habituação, até por vezes inconsciente, trazem consistência e evolução gradativa. Não procuramos uma verdade absoluta, nem uma solução ditatorial, até porque seria soberba e altivez da nossa parte, mas apenas ser um contributo válido através da minha parca experiência. Digo também que é apenas uma dezena de possibilidades e hipóteses que podem levar a que outros desenvolvam as suas próprias metodologias, pois a generalidade é muito relativa e o cunho pessoal é sempre determinante na carreira de docente. Aprender e evoluir de forma consistente são os meus pilares, tudo o resto é mutável. Como a música, a vida e até mesmo os resultados de tudo o que realizamos.pt_PT
dc.identifier.tid203796845pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53734
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectritmopt_PT
dc.subjectaprendizagem rítmicapt_PT
dc.subjectritmo silábicopt_PT
dc.subjectritmo contemporâneo.pt_PT
dc.titleUma proposta de Método com Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Proposta Método Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical_João Defesa.pdf
Size:
39.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: