Publication
Uma proposta de Método com Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical
dc.contributor.author | João André Rocha Ventura Defesa | |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T17:52:28Z | |
dc.date.available | 2025-01-10T17:52:28Z | |
dc.date.issued | 2024-12-04 | |
dc.description.abstract | A densa paixão pela música nova, assente em estéticas contemporâneas é o cromatismo fulcral que levou à abordagem temática da minha dissertação. Se há elemento basilar em que este período da música se propulsionou foi o ritmo. A evolução drástica que os compositores extrapolaram esta condição, e sobretudo a sua função e utilização criam um avanço colossal ao longo dos séculos. A problemática atual do mercado musical, mas sobretudo um novo e fresco conhecimento de todos os elementos da indústria musical, levam a um crescimento exponencial da prática contemporânea, mas isto traz premissas por vezes castradoras a quem tem contato e sobretudo pretende avançar neste período e registo musical. A pouca intuição e preparação que os alunos e até mesmo os profissionais possuem é gritante. Todos nós sentimos essas dificuldades. Um dos motivos que através do meu estágio integrado no mestrado detetei, é a pouca atualização e abordagem a novos conceitos na disciplina de formação musical. Esta dissertação que tem em vista criar uma humilde sebenta rítmica que possa ser utilizada em aula ou em qualquer contexto de estudo e aprendizagem, tem como principal objetivo municiar, quem a poder e quiser utilizar, com mais ferramentas básicas para poder debelar problemas que possam surgir ao longo de todo o percurso. A naturalidade com que outras culturas abordam as questões do ritmo, explanam que a habituação, até por vezes inconsciente, trazem consistência e evolução gradativa. Não procuramos uma verdade absoluta, nem uma solução ditatorial, até porque seria soberba e altivez da nossa parte, mas apenas ser um contributo válido através da minha parca experiência. Digo também que é apenas uma dezena de possibilidades e hipóteses que podem levar a que outros desenvolvam as suas próprias metodologias, pois a generalidade é muito relativa e o cunho pessoal é sempre determinante na carreira de docente. Aprender e evoluir de forma consistente são os meus pilares, tudo o resto é mutável. Como a música, a vida e até mesmo os resultados de tudo o que realizamos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203796845 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53734 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ritmo | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem rítmica | pt_PT |
dc.subject | ritmo silábico | pt_PT |
dc.subject | ritmo contemporâneo. | pt_PT |
dc.title | Uma proposta de Método com Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Proposta Método Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical_João Defesa.pdf
- Size:
- 39.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: