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BenefĂcios e dificuldades da convivĂȘncia escolar entre alunos surdos e ouvintes de uma escola de referĂȘncia para o ensino bilingue de alunos surdos:
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
dc.contributor.author | Alegre, Nelson | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T18:19:31Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T18:19:31Z | |
dc.date.issued | 2018-11-19 | |
dc.description.abstract | O presente estudo assenta na premissa de que as escolas de referĂȘncia para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) sĂŁo por si sĂł um espaço, favorĂĄvel ao contacto com a diferença, tendo em atenção que desta escola fazem parte maioritariamente alunos surdos e alunos ouvintes. Portanto, falamos aqui de duas culturas, a cultura ouvinte e a cultura surda, que coexistem num espaço, que se quer inclusivo e proporcionador do desenvolvimento de aprendizagens significativas, sejam elas eminentemente escolares ou educacionais, para a verdadeira inserção de todos os indivĂduos em sociedade, independentemente da sua condição. Tendo em consideração e partindo do pressuposto que o contexto em que o surdo vive Ă© toda uma cultura que Ă© diferente da cultura de uma pessoa ouvinte, conduziu-nos a esta investigação, na tentativa de avaliar quais os benefĂcios e dificuldades da convivĂȘncia em meio escolar entre alunos surdos e ouvintes, na visĂŁo dos seus encarregados de educação. Considerando que, no que diz respeito Ă s questĂ”es de desenvolvimento, o aluno surdo, como qualquer criança que frequenta o ensino obrigatĂłrio, estĂĄ em processo de desenvolvimento de linguagem, de processos de identificação, de construção de valores sociais e afetivos, entre outros, foi possĂvel ao longo deste estudo, avaliar na opiniĂŁo dos E.E, o conhecimento que estes tĂȘm acerca do que Ă© a surdez, do que significa ser uma pessoa surda, bem como, compreender o conhecimento que tĂȘm acerca da população escolar e do funcionamento de uma EREBAS. VerificĂĄmos tambĂ©m as razĂ”es que levaram estes E.E a optar por esta escola, a dirigir-se Ă mesma e a frequĂȘncia com que o fazem. AuscultĂĄmos ainda a sua opiniĂŁo relativamente Ă s dinĂąmicas deste tipo de escola, no sentido de verificar se esta promove atividades de interação e partilha identificando tambĂ©m um conjunto de aspetos que contribuem para a sua satisfação relativamente a esta escola, percebendo assim o seu grau de satisfação, bem como, dos seus educandos. IdentificĂĄmos ainda um conjunto de sentimentos, positivos e negativos, que os E.E experimentam com maior frequĂȘncia relativamente Ă convivĂȘncia entre alunos surdos e ouvintes em meio escolar, percebendo se em sua opiniĂŁo a escola dos seus educandos promove a inclusĂŁo e de que forma. TambĂ©m a existĂȘncia ou nĂŁo de preconceito foi avaliada pelos E.E, identificando por Ășltimo um conjunto de benefĂcios e dificuldades da convivĂȘncia entre alunos surdos e ouvintes em meio escolar. Os dados obtidos apontam para uma participação heterogĂ©nea dos E.E na vida escolar do agrupamento, estando estes conscientes e sendo conhecedores da população alvo da EREBAS e do que significa a surdez. De um modo geral os E.E encontram-se satisfeitos com as dinĂąmicas da escola e como esta promove as atividades de interação e partilha entre educandos surdos e ouvintes. No entanto, apesar das razĂ”es apresentadas recaĂrem sobre uma visĂŁo mais positiva desta convivĂȘncia escolar, destaca-se alguma ansiedade e insegurança tanto nos E.E de alunos surdos como nos dos alunos ouvintes. De realçar alguma inquietação e preocupação demonstrada especialmente pelos E.E dos alunos surdos, relativamente Ă existĂȘncia de algum preconceito, sendo apresentados benefĂcios, mas tambĂ©m algumas dificuldades da convivĂȘncia escolar entre alunos surdos e ouvintes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202139484 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/25683 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | EREBAS | pt_PT |
dc.subject | Alunos surdos | pt_PT |
dc.subject | Alunos ouvintes | pt_PT |
dc.subject | InclusĂŁo | pt_PT |
dc.subject | Preconceito | pt_PT |
dc.subject | BenefĂcios | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades | pt_PT |
dc.title | BenefĂcios e dificuldades da convivĂȘncia escolar entre alunos surdos e ouvintes de uma escola de referĂȘncia para o ensino bilingue de alunos surdos: | pt_PT |
dc.title.alternative | a visão dos encarregados de educação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial no DomĂnio da Audição e Surdez | pt_PT |