Repository logo
 
Publication

A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto

dc.contributor.advisorMatos, Maria Manuela de Sousa Matos
dc.contributor.authorCustódio, Ana Margarida Cardoso
dc.date.accessioned2020-01-09T15:40:37Z
dc.date.available2020-01-09T15:40:37Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2020-01
dc.description.abstractO presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário.pt_PT
dc.description.abstractThis report, entitled "Discipline in the contexts of daycare and kindergarten", has as main objective to understand how discipline is promoted in the nursery and kindergarten rooms, and develop strategies that allow me in the future build a positive educational environment with a view to learning and developing children. With regard to the methodology, this study was developed based on qualitative research, since it intends to understand and analyze the educational phenomena related to the theme of the project, observed in the contexts of nersury and kindergarten. In addition, this project also falls within the research-action methodology, with a view to improving a problem situation observed in these contexts. Regarding procedures and information collection devices, were used during the implementation of this project, the participant observation, field notes, informal conversations and cooperative reflections, photographic registration, analysis, documentary and the questionnaire.en
dc.identifier.tid202367800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30784
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectConflitopt_PT
dc.subjectRegraspt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectDisciplineen
dc.subjectConflicten
dc.subjectRulesen
dc.subjectRole of the educatoren
dc.titleA disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjuntopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO VERSÃO DEFINITIVA.pdf
Size:
3.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: