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Desenvolvimento de um modelo de negócio inovador para um serviço de renovação de luminárias baseado em realidade aumentada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPessôa, Clarisse
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Filipe Pinto Santos Matos
dc.date.accessioned2024-07-29T09:30:39Z
dc.date.available2024-07-29T09:30:39Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.description.abstractEste projeto apresenta uma proposta de um serviço de renovação de luminárias baseado em realidade aumentada para a W. Alphabet, uma empresa portuguesa que atua no setor da decoração e iluminação. Inicialmente, é feita uma análise à indústria da iluminação e do setor HORECA, seguida por uma análise da tecnologia de realidade aumentada, incluindo o seu contexto histórico, potenciais aplicações e benefícios. Após a apresentação do caso em estudo e do contexto do desafio, analisam-se as necessidades e expectativas do público-alvo e o potencial da realidade aumentada para responder às mesmas. Adotando uma metodologia qualitativa, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas, três com especialistas na área de decoração e design no setor HORECA, e três com especialistas em Realidade Aumentada. A análise dessas entrevistas permitiu entender o processo de renovação de luminárias e evidenciar os benefícios da Realidade Aumentada para melhorar essa experiência. Desenvolveu-se então a proposta prática "ReNovaLum", uma aplicação que utiliza a Realidade Aumentada para permitir que os clientes visualizem em tempo real como as luminárias da W. Alphabet se integrariam nos seus espaços antes de tomar uma decisão de compra. Este serviço visa aumentar a competitividade da W. Alphabet no mercado, proporcionando uma experiência inovadora aos clientes e alinhando-se com as tendências emergentes no uso de tecnologias digitais. O projeto procura estabelecer um marco significativo na integração da R.A. no setor de iluminação, posicionando a W. Alphabet como uma pioneira no mercado português e destacando o seu compromisso com a inovação.pt_PT
dc.identifier.tid203664477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51402
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIluminaçãopt_PT
dc.subjectLumináriaspt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectRealidades mistaspt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um modelo de negócio inovador para um serviço de renovação de luminárias baseado em realidade aumentadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Tecnologiapt_PT

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