Repository logo
 
Publication

As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorConstantino, Diana
dc.date.accessioned2023-05-17T16:57:16Z
dc.date.available2023-05-17T16:57:16Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado numa sequência de trabalhos teórico-práticos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), fazendo parte integrante no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde engloba o trabalho realizado ao longo do ano letivo junto das turmas de estágio, bem como a pesquisa e fundamento científico que foi desenvolvido no estudo que foi proposto realizar. Neste sentido, ao longo do presente relatório pretende-se evidenciar desde a caracterização da escola e do meio, bem como o que foi desenvolvido e realizado com as turmas e, ainda, algumas atividades e projetos, já que todo o processo de estágio exige um trabalho contínuo e rigoroso desde a planificação às decisões de pré-impacto, impacto, pós-impacto e, posteriormente, a avaliação. O presente relatório conta, ainda, com uma dimensão apoiada e fundamentada através da pesquisa, desenvolvendo, por isso, um estudo científico de metodologia mista, destinado aos professores de educação física dos grupos 260 e 620 das escolas do Distrito de Leiria. As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal é o tema proposto neste estudo, levando os professores, numa primeira etapa, a responder um questionário e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada. Apresenta-se, seguidamente, as quatro grandes dimensões de desenvolvimento do presente relatório: - I. Dimensão Profissional, Social e Ética: esta dimensão apresentará o contexto socioeducativo da PES; - II. Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: nesta dimensão serão apresentadas as fases respeitantes ao processo de ensino-aprendizagem; - III. Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade: nesta fase serão demonstradas as atividades e projetos desenvolvidos; - IV. Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida: nesta dimensão será dado enfâse à parte científica com a apresentação de um artigo científico com o tema: As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal. Por fim, será realizada uma reflexão global final, onde serão evidenciados os aspetos decorridos durante a PES, bem como o impacto da investigação-ação proposta para aprendizagem dos intervenientes.pt_PT
dc.identifier.tid203294181pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44811
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectOrientações educacionaispt_PT
dc.subjectAluno bem-educado fisicamentept_PT
dc.subjectEducação física idealpt_PT
dc.titleAs orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física idealpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Diana Constantino.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: