Publication
As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
| dc.contributor.author | Constantino, Diana | |
| dc.date.accessioned | 2023-05-17T16:57:16Z | |
| dc.date.available | 2023-05-17T16:57:16Z | |
| dc.date.issued | 2023-01-18 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado numa sequência de trabalhos teórico-práticos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), fazendo parte integrante no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde engloba o trabalho realizado ao longo do ano letivo junto das turmas de estágio, bem como a pesquisa e fundamento científico que foi desenvolvido no estudo que foi proposto realizar. Neste sentido, ao longo do presente relatório pretende-se evidenciar desde a caracterização da escola e do meio, bem como o que foi desenvolvido e realizado com as turmas e, ainda, algumas atividades e projetos, já que todo o processo de estágio exige um trabalho contínuo e rigoroso desde a planificação às decisões de pré-impacto, impacto, pós-impacto e, posteriormente, a avaliação. O presente relatório conta, ainda, com uma dimensão apoiada e fundamentada através da pesquisa, desenvolvendo, por isso, um estudo científico de metodologia mista, destinado aos professores de educação física dos grupos 260 e 620 das escolas do Distrito de Leiria. As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal é o tema proposto neste estudo, levando os professores, numa primeira etapa, a responder um questionário e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada. Apresenta-se, seguidamente, as quatro grandes dimensões de desenvolvimento do presente relatório: - I. Dimensão Profissional, Social e Ética: esta dimensão apresentará o contexto socioeducativo da PES; - II. Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: nesta dimensão serão apresentadas as fases respeitantes ao processo de ensino-aprendizagem; - III. Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade: nesta fase serão demonstradas as atividades e projetos desenvolvidos; - IV. Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida: nesta dimensão será dado enfâse à parte científica com a apresentação de um artigo científico com o tema: As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal. Por fim, será realizada uma reflexão global final, onde serão evidenciados os aspetos decorridos durante a PES, bem como o impacto da investigação-ação proposta para aprendizagem dos intervenientes. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203294181 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44811 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Orientações educacionais | pt_PT |
| dc.subject | Aluno bem-educado fisicamente | pt_PT |
| dc.subject | Educação física ideal | pt_PT |
| dc.title | As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
