Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Hemorragia Uterina AnómalaPublication . Santos Pires, DiogoHemorragia Uterina Anómala; Ciclo menstrual; Definição; Classificação; Pólipo; Adenomiose; Leiomiomas; Malignidade e Hiperplasia; Coagulopatias; Disfunção Ovulatória; Disfunção Endometrial; Iatrogénico; Avaliação; História Clínica; Exame objetivo; Exames laboratoriais; Imagiologia; Endoscopia; Faixa Etária; Tratamento; HUA aguda; Conclusão; Dúvidas?
- Voice handicap index: european portuguese versions, validity, and usefulnessPublication . Guimarães, Isabel; Torrejano, GabrielaAims: With regard to the Voice Handicap Index (VHI) in European Portuguese, the aims of this study were to: (i) Identify the versions currently in use; (ii) Analyze the process used for the linguistic cultural adaptation and the clinimetric properties; and (iii) Determine the clinical and scientifc usefulness. Study design: Systematic literature review. Materials and Methods: Two independent researchers searched the databases, open access repositories, and archives of two Portuguese scientifc journals. Clinimetric properties and clinical and scientifc usefulness were analyzed according to the international guidelines for patient reported outcome measures (PROMs). Results: In total, fve questionnaires were identifed in EP: the original VHI, two abbreviated versions - VHI-9i and VHI-10, and two adapted versions - pediatric (pVHI) and VHI for singers (SVHI). The VHI is unique as it provides evidence of all the ten recommended clinimetric properties. Conclusions: The VHI is recommended for clinical assessment and research, while the others have the potential to be recommended.
- Voice handicap index: versões em português europeu, validade e utilidadePublication . Guimarães, Isabel; Torrejano, GabrielaObjetivos: Relativamente ao Voice Handicap Index (VHI) em português europeu (PE) pretende-se: (i) Identifcar as versões em uso; (ii) Analisar os processos de adaptação linguístico-cultural e as propriedades clinimétricas e, (iii) Determinar a utilidade clínica e científca. Desenho do Estudo: Revisão sistemática da literatura. Material e Métodos: Dois investigadores independentes pesquisaram nas bases de dados, repositórios de acesso aberto e os arquivos de duas revistas científicas portuguesas. A análise foi realizada de acordo com as orientações internacionais para patient reported outcome measurements (PROMs). Resultados: Foram identifcados em PE o original VHI, as versões reduzidas - VHI-9 e VHI-10 -, e as versões pediátrica (pVHI) e para cantores (SVHI). O VHI é o único que apresenta evidência das propriedades clinimétricas essenciais. Conclusões: O VHI é recomendado para utilização na avaliação e na investigação, enquanto os restantes têm potencialidade para virem a ser recomendados.
- As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física idealPublication . Constantino, Diana; Vieira, FernandoO presente relatório foi realizado numa sequência de trabalhos teórico-práticos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), fazendo parte integrante no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde engloba o trabalho realizado ao longo do ano letivo junto das turmas de estágio, bem como a pesquisa e fundamento científico que foi desenvolvido no estudo que foi proposto realizar. Neste sentido, ao longo do presente relatório pretende-se evidenciar desde a caracterização da escola e do meio, bem como o que foi desenvolvido e realizado com as turmas e, ainda, algumas atividades e projetos, já que todo o processo de estágio exige um trabalho contínuo e rigoroso desde a planificação às decisões de pré-impacto, impacto, pós-impacto e, posteriormente, a avaliação. O presente relatório conta, ainda, com uma dimensão apoiada e fundamentada através da pesquisa, desenvolvendo, por isso, um estudo científico de metodologia mista, destinado aos professores de educação física dos grupos 260 e 620 das escolas do Distrito de Leiria. As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal é o tema proposto neste estudo, levando os professores, numa primeira etapa, a responder um questionário e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada. Apresenta-se, seguidamente, as quatro grandes dimensões de desenvolvimento do presente relatório: - I. Dimensão Profissional, Social e Ética: esta dimensão apresentará o contexto socioeducativo da PES; - II. Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: nesta dimensão serão apresentadas as fases respeitantes ao processo de ensino-aprendizagem; - III. Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade: nesta fase serão demonstradas as atividades e projetos desenvolvidos; - IV. Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida: nesta dimensão será dado enfâse à parte científica com a apresentação de um artigo científico com o tema: As orientações educacionais dos professores de educação física, a interpretação do aluno bem-educado fisicamente e a forma como entendem a educação física ideal. Por fim, será realizada uma reflexão global final, onde serão evidenciados os aspetos decorridos durante a PES, bem como o impacto da investigação-ação proposta para aprendizagem dos intervenientes.
- Digital Influencers em tempo de pandemia: a experiência de micro e macro influenciadoras portuguesas na área do lifestylePublication . Bugia, Catarina Raquel Serra; Grilo, Márcia MaratDurante o período pandémico tendo em conta a situação de confinamento obrigatório que obrigou o mundo a parar e forçou a população a limitar as suas atividades profissionais e de lazer à sua habitação, evidenciou-se, de uma forma geral, uma maior adesão temporal de algumas gerações, às plataformas digitais e às redes sociais - cerca de 61% durante a primeira fase da pandemia. (Mota, 2022) O presente estudo surge da motivação de se procurar compreender de que forma os influenciadores digitais alteraram a sua estratégia de comunicação durante o período correspondente ao início da primeira quarentena obrigatória provocada pela pandemia Covid-19 em Portugal (março/abril de 2020) para promoverem a interação com os seus seguidores, tentando estabelecer uma comparação com uma altura anterior (janeiro/fevereiro de 2020). Neste sentido, pretendeu-se compreender estes fenómenos através da realização de entrevistas a quatro influenciadoras digitais e de análise de conteúdo às respetivas páginas oficiais de Instagram nos períodos anteriormente referidos. Os resultados obtidos mostraram, por um lado, que os conteúdos produzidos se ajustaram ao contexto pandémico, tornando-se mais intimistas, e por outro, que as lives foram a principal aposta. Percebeu-se ainda que esta fase foi o ponto de partida para a produção de conteúdos em formato vídeo, nomeadamente com a chegada de reels às contas das criadoras de conteúdo, o que se traduziu num maior envolvimento por parte dos seus seguidores.
- Marketing de Influência: A Prova Social como fator de confiança nos consumidoresPublication . Araújo, Mafalda; Tavares, VictorO presente trabalho surge no âmbito dos planos de estudo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing proporcionado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, ao abrigo da orientação do Professor Doutor Victor Tavares. O relatório apresentado surge do estágio realizado na SocialPubli Portugal, uma agência especializada em Marketing de Influência, onde foi possível realizar o meu primeiro estágio curricular e ter contacto profissional com a área do Marketing. A partir deste estágio foi possível aplicar os meus conhecimentos provenientes da minha formação académica e fundi-los com as aprendizagens adquiridas em relação ao Marketing de Influência ao longo do estágio. A temática do relatório incide sobre o marketing de influência e a importância da prova social como um fator de confiança nos consumidores. Tendo sido a criação de E Books a minha atividade principal, as conclusões principais retiradas sobre este tema iriam servir para a criação de um E-Book para a SocialPubli. De acordo com os resultados obtidos, é possível concluir que a prova social funciona como um fator de confiança nos consumidores, e foi possível traçar alguns padrões face a comportamentos e atitudes dos consumidores em relação a influencers e criadores de conteúdo. Sendo o marketing de influência uma indústria, ainda em crescimento, com apresentação de resultados bastante satisfatórios, mostra-se como uma área de estratégia de interesse para as marcas tentarem ter o seu palco no seio das redes sociais e plataformas digitais.