Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas em creche

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorSerrano, Leonor de Jesus Safara Calixto
dc.date.accessioned2014-12-29T14:23:59Z
dc.date.available2014-12-29T14:23:59Z
dc.date.issued2014-11
dc.date.submitted2014-12
dc.description.abstractEste trabalho de investigação sobre a resposta social de creche surge numa área com escassa investigação em Portugal. Embora a Lei de Bases do Sistema Educativo exclua por completo o atendimento às crianças dos 0 aos 3 anos, é imprescindível que se reflita sobre as práticas realizadas nas creches. O vocábulo educare vem introduzir um conceito de uma prática que integra os cuidados e a educação nos programas de creche, porque não podemos realizar bons cuidados sem educar nem educar sem cuidar. Este trabalho surge no âmbito da prática supervisionada de estágio em creche e foi desenvolvido tendo por base o paradigma qualitativo/interpretativo, na medida em que se pretendeu analisar e interpretar a prática educativa da educadora responsável da sala de 1º berçário, à luz do conceito educare. Os dados utilizados tiveram por base a observação participante e a entrevista realizada à referida educadora. As conclusões salientam a necessidade de cada vez mais se considerar a creche um espaço onde a educação e os cuidados aconteçam de forma integrada, de modo a responder às necessidades de cada criança, promovendo dessa forma um desenvolvimento o mais harmonioso possível.por
dc.description.abstractThis investigation project report on the social response of child daycare arises in an area with little investigation in Portugal. Although the Law on Education omits altogether the attendance to children from 0 to 3 years it is essential reflect on the practices carried out in daycare centers. The word educare comes to introduce a concept of a practice that integrates care and education in day-care programs, because we can't accomplish good care without educating or educate without care. This work arises within the supervised practice of training in daycare and was developed based on the qualitative/interpretative paradigm, in so far as it is intended to analyse and interpret the educational practice of a cooperative educator in the light of the educare concept. The data used were based on participant observation and an interview conducted with the cooperative educator. The conclusions pointed the need for increasingly consider the daycare center an environment where education and care should be integrated in order to respond to the needs of each child, to ensure the most harmonious development possible.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid203261496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7391
dc.language.isoporpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectCuidados e educaçãopor
dc.subjectEducarepor
dc.subjectDaycare centeren
dc.subjectCare and educationen
dc.subjectEducareen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titlePráticas pedagógicas em crechepor
dc.title.alternativea prática integrada entre o cuidar e o educarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio_LeonorSerrano_v_final_23dez14.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
No Thumbnail Available
Name:
AnexoIV_Vídeo_atividade1.mpg
Size:
285.66 MB
Format:
Moving Picture Experts Group
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.81 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: