Repository logo
 
Publication

O papel da inteligência emocional e a liderança

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Jorge Manuel Marques
dc.contributor.authorLuís, Cristela da Graça
dc.date.accessioned2022-02-07T17:13:34Z
dc.date.available2022-02-07T17:13:34Z
dc.date.issued2021-01
dc.date.submitted2021-01
dc.description.abstractA inteligência emocional tem suscitado bastante interesse, nomeadamente, numa visão organizacional. A diversa literatura existente tem contribuído para a construção do conceito, e também, para o estudo da sua relação com variáveis organizacionais, nomeadamente, a liderança, defendendo que a inteligência emocional desempenha um papel primordial. Tal foi concluído por Goleman, Boyatzis e McKee (2003), com base numa investigação que incluiu cerca de 500 modelos de competências de empresas globais. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a inteligência emocional e a liderança nas organizações e compreender o uso inteligência emocional, quer do ponto de vista do líder, quer do ponto de vista dos liderados. Assim importa analisar a influência e relação da Inteligência Emocional na Liderança percecionada pelos colaboradores em relação aos líderes, assim como na Liderança auto percecionada pelos líderes. Neste estudo foi utilizado uma amostra de trabalhadores e de diretores e responsáveis de departamento/área, da empresa Crioestaminal, que operam na sua sede em Cantanhede. Os dados das variáveis Inteligência Emocional e Liderança, foram recolhidos através de metodologia qualitativa, entrevistas, e através de metodologia quantitativa, recorrendo-se à Escala de Rego e Fernandes (EIE) e na Liderança através do questionário MLQ de Bass e Avolio. Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre Inteligência Emocional e Liderança, assim como com algumas das suas dimensões, pelo que se mostraram consistentes com o defendido pela literatura. A hipótese central do estudo, relativa à existência de relação entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia foi validada quantitativamente, tendo-se encontrado uma relação estatisticamente significativa entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia. De facto, constatou-se a existência de uma relação entre a inteligência emocional e a liderança, quer no âmbito das perceções vinculadas qualitativamente pelos líderes sobre si mesmos, quer nas O papel da Inteligência Emocional e a Liderança: um estudo numa organização na zona centro V análises quantitativas que vincularam a associação significativa entre a inteligência emocional dos colaboradores e as suas perceções quanto à liderança das suas chefiaspt_PT
dc.identifier.tid202914674pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39235
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.titleO papel da inteligência emocional e a liderançapt_PT
dc.title.alternativeum estudo numa organização na zona centro do paíspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_cristela21380_versão final.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format