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A Fadiga Humana no Ambiente da Manutenção de Aeronaves

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O presente estudo focou na fadiga humana na manutenção de aeronaves em Portugal e Brasil. A complexidade das tecnologias nas aeronaves modernas tornou a manutenção uma função crítica, onde um erro pode causar danos significativos. O ambiente diversificado e dinâmico de trabalho na manutenção, com horas ininterruptas e demanda constante, resulta em falta de sono adequado e excesso de carga de trabalho para os profissionais, levando à fadiga. Essa fadiga aumenta a probabilidade de erros humanos, afetando a segurança operacional. Para entender como a fadiga afeta os profissionais, incluindo Técnicos em Manutenção de Aeronaves (TMA), realizamos uma pesquisa com 312 participantes. Utilizamos questionários e quatro escalas validadas culturalmente para medir os níveis de fadiga, sonolência, carga de trabalho e qualidade de vida. Também correlacionamos fatores sociodemográficos e aspetos relacionados ao trabalho com a fadiga. Os resultados revelaram que 52.90% dos participantes estavam fatigados. A fadiga apresentou correlação positiva e significativa com a sonolência e a carga de trabalho, e correlação negativa significativa com a qualidade de vida. Observamos diferenças estatisticamente significativas em participantes com idade entre 36-50 anos, que executam manutenção, trabalham por turnos, em horários noturnos ou ambientes insalubres. Concluímos que a fadiga é uma realidade na manutenção de aeronaves, podendo levar a erros e comprometer a segurança operacional. Recomendamos que os reguladores desenvolvam regulamentos e medidas práticas para avaliação e gestão dos riscos associados à fadiga, adaptados ao ambiente específico da manutenção de aeronaves
The present study focused on human fatigue in aircraft maintenance in Portugal and Brazil. The complexity of technologies in modern aircraft has made maintenance a critical function, where an error can cause significant damage. The diverse and dynamic work environment in maintenance, with uninterrupted hours and constant demand, results in lack of adequate sleep and excessive workload for professionals, leading to fatigue. This fatigue increases the likelihood of human errors, affecting safety. To understand how fatigue affects professionals, including Aircraft Maintenance Technicians (ATM), we conducted a survey of 312 participants. We used questionnaires and four culturally validated scales to measure levels of fatigue, sleepiness, workload and quality of life. We also correlated sociodemographic factors and aspects related to work with fatigue. The results revealed that 52.90% of the participants were fatigued. Fatigue showed a positive and significant correlation with sleepiness and workload, and a significant negative correlation with quality of life. We observed statistically significant differences in participants aged 36-50 years who perform maintenance, work in shifts, at night or unhealthy environments. We conclude that fatigue is a reality in aircraft maintenance, which can lead to errors and compromise safety. We recommend that regulators develop regulations and practical measures for assessing and managing the risks associated with fatigue, suited to the specific environment of aircraft maintenance.

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Keywords

Fadiga humana, aviação, manutenção, técnico em manutenção de aeronaves, segurança operacional Human Fatigue, Aviation, Maintenance, Aircraft Maintenance Technician, Safety

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