Repository logo
 
Publication

IA generativa no ensino do design gráfico: O caso IADE e os desafios do mercado

dc.contributor.advisorFerreira, João Carlos Batalheiro Cortiço Ribeiro
dc.contributor.advisorGancho, Sara Patrícia Martins
dc.contributor.authorAraújo, Andréa de Souza
dc.date.accessioned2025-12-02T12:42:39Z
dc.date.available2025-12-02T12:42:39Z
dc.date.issued2025-11-19
dc.description.abstractA ascensão da inteligência artificial generativa reconfigura práticas criativas e desafia profissões tradicionalmente ligadas ao design. Mais do que acelerar fluxos de trabalho, essas ferramentas colocam em debate questões de autoria, ética e formação. Esta dissertação examina como o ensino na Licenciatura em Design do IADE dialoga com um mercado de trabalho em transformação, no qual a presença da IA já é cotidiana entre estudantes e profissionais. A investigação combina análise de currículo, percepções de alunos, docentes e atores do setor, bem como observações em comunidades de design, para compreender se a formação acompanha as exigências emergentes. Os resultados apontam que, apesar do uso disseminado da IA generativa, a integração formal do tema no curso ainda é incipiente. Essa distância cria a sensação de despreparo e expõe um descompasso entre a experiência acadêmica e as expectativas do mercado. Ao mesmo tempo, evidencia-se a oportunidade de modernizar o ensino com a inclusão da literacia crítica em IA, preparando futuros designers para avaliar limites, riscos e possibilidades dessas tecnologias. A pesquisa conclui que a valorização da criatividade humana, em diálogo com a inovação tecnológica, é fundamental para construir percursos formativos mais relevantes e sustentáveis.por
dc.description.abstractThe rise of generative artificial intelligence is reshaping creative practices and challenging professions traditionally linked to design. Beyond accelerating workflows, these tools raise debates on authorship, ethics, and education. This dissertation examines how the Design undergraduate program at IADE responds to a labor market in transformation, where the presence of AI is already part of students’ and professionals’ daily lives. The investigation combines curriculum analysis, insights from students, teachers, and industry actors, as well as observations in design communities, to assess whether academic training aligns with emerging demands. Findings indicate that, although the use of generative AI is widespread, its formal integration into the program remains incipient. This gap generates a sense of unpreparedness and highlights a mismatch between academic experience and market expectations. At the same time, it reveals the opportunity to modernize education by incorporating critical AI literacy, equipping future designers to assess risks, limits, and possibilities of these technologies. The research concludes that valuing human creativity, in dialogue with technological innovation, is essential for building more relevant and sustainable educational pathways.eng
dc.identifier.tid204061296
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60159
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInteligência Artificial Generativa
dc.subjectDesign gráfico
dc.subjectEnsino do Design
dc.subjectIADE
dc.titleIA generativa no ensino do design gráfico: O caso IADE e os desafios do mercado
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Design

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Tese Andréa de Souza Araújo.pdf
Size:
10.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Errata Tese Andréa Araújo.pdf
Size:
382.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: