Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A realização deste estudo para dissertação de mestrado resultou
fundamentalmente de experiência profissional da investigadora, docente de 1º ciclo do
Ensino Básico e do seu percurso frequente em contextos de Ensino Não Formal e pela
necessidade de esclarecer e fundamentar a contribuição da Educação Não Formal na
qualidade das aprendizagens dos alunos.
Trata-se de um estudo atual, com interesse para os diversos atores da Educação
Formal e Não Formal e que tem sido fortemente debatido na sociedade. O nosso
propósito não é questionar o papel da escola como Ensino Formal, mas sim repensar na
Educação Não Formal e na pedagogia que ultrapassa as funções tradicionais atribuídas à
escola.
Assim sendo, o presente trabalho obedece à metodologia qualitativa, cuja
pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, uma vez que se tem em vista chegar-se a
uma conclusão que se aproxime da realidade em estudo. Foram utilizadas diferentes
técnicas de recolha de dados, nomeadamente, inquéritos por questionários (aos alunos e
respetivos Encarregados de Educação) e análise documental (regulamento interno e o
projeto educativo).
Deste modo, este estudo destina-se a obter algumas informações de forma a
perceber qual o contributo das Salas de Estudo no processo de socialização do aluno,
assim como é que elas influenciam o gosto pela aprendizagem. Também procurámos
analisar em que medida as Salas de Estudo cumprem com os objetivos para as quais
foram criadas e pretendemos ainda identificar as estratégias utilizadas pelas Salas de
Estudo para combater o insucesso escolar.
Concluímos que a integração de alunos nas Salas de Estudo está a ser feita de
modo muito positivo e os professores do Ensino Não Formal têm contribuído para isso
com a sua atitude, prática e formação, acreditando nos benefícios que esta envolvência
trará aos alunos e ao Ensino Formal.
Description
Keywords
Educação Aprendizagem Educação não-formal Apoio educativo Estudo orientado Insucesso escolar