Repository logo
 
Publication

Rácio Type-Token e D como indicadores de desenvolvimento linguístico no português europeu

dc.contributor.advisorLobo, Maria
dc.contributor.advisorKay, Eileen Sua
dc.contributor.authorCampos, Raquel João Pinheiro Marques de
dc.date.accessioned2015-02-12T11:14:29Z
dc.date.available2015-02-12T11:14:29Z
dc.date.issued2015-02
dc.date.submitted2014-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem
dc.description.abstractA Diversidade Vocabular (DV) relaciona a variedade de palavras que são utilizadas por um indivíduo num texto, seja ele oral ou escrito, refletindo assim a complexidade do seu conhecimento vocabular. Apesar de a importância da DV ser reconhecida, não existe ainda uma unanimidade quanto à medida que permite a obtenção de resultados mais válidos. O Rácio Type-Token (RTT) e o D são os índices mais conhecidos e os mais aplicados em diversas áreas da investigação linguística, nomeadamente na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, aprendizagem de segunda língua, perturbações específicas da linguagem, afasias, demências e alterações comportamentais. Não são, contudo, conhecidos estudos desenvolvidos para o português europeu, pelo que se desenvolveu este trabalho que teve como principais objetivos descrever a DV, medida pelo RTT e D, em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos de idade, bem como verificar a relação destes índices com o desenvolvimento linguístico. Neste estudo foram gravadas amostras de discurso espontâneo e narrativo de 50 crianças com desenvolvimento típico de linguagem, monolingues, falantes nativas do português europeu e a frequentar o ensino pré-escolar ou primeiro ciclo, recolhidas em dois períodos de 30 minutos que contiveram, cada um, momentos de conversação, jogo simbólico, descrição de imagens e livros de histórias. Todas as amostras de discurso foram transcritas no programa Computerized Language Analysis (CLAN), em formato CHAT, e a DV, medida pelos índices RTT e D, foi calculada no mesmo programa através dos comandos freq e vocd, para cada faixa etária e contexto de discurso, tendo sido depois realizada a análise estatística dos dados. Concluiu-se que i) o RTT não é capaz de refletir a evolução da DV, entre os 3 e 7 anos de idade e o D apenas reflete diferenças entre os 3 e os 6 anos e entre os 3 e 7 anos; ii) as crianças que frequentam o ensino escolar apresentam uma DV superior à das crianças que frequentam o pré-escolar; iii) apenas o índice D é indicador de desenvolvimento linguístico.por
dc.description.abstractThe variety of words used by a person in both oral and written text represents the Vocabulary Diversity (VD). Therefore, the complexity of person’s vocabulary knowledge is reflected by VD. Although the importance of VD has been recognized, there is still no unanimity regarding the most suitable parameter to obtain more valid results. Nowadays, indexes such as Type-Token Ratio (RTT) and D are the best-known and the most widely used in several areas of linguistic research, namely in acquisition and development of oral language, second language learning, specific language disorders, aphasia, dementia and behavioural disorders. However, for european portuguese, there were no studies available. Thus, the purpose of this work was to describe the VD measured by RTT and D indexes in children aged between 3 to 7 years old and to relate the obtained indexes with language development measures. For this study, we used spontaneous and narrative discourse of 50 monolingual children, native speakers of European Portuguese, with typical language development, attending pre-school or first cycle. Firstly, the speech samples were recorded in two 30- minute periods, both containing moments of conversation, symbolic play, image description and book storytelling. Then, we transcribed the speech samples following Computerized Language Analysis program (CLAN), in CHAT format. For each age group and speech context, we calculated VD (measured by RTT and D indexes) using freq and vocd commands of CLAN. In a final stage, we conducted the statistical analysis of the obtained data. Finally, it was concluded that i) RTT is unable to describe the VD evolution in children aged between 3 to 7 years old and D index only describes the differences between 3 and 6 to 7 years; ii) children attending school education have a higher VD when compared with children attending pre-school; and iii) only D index is an indicator of language development.
dc.identifier.tid201208113
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7742
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
dc.subjectDesenvolvimento Linguísticopor
dc.subjectDiversidade Vocabularpor
dc.subjectRácio Type-Tokenpor
dc.subjectÍndice Dpor
dc.subjectCLANpor
dc.subjectCHATpor
dc.subjectEscolaridadepor
dc.subjectContexto narrativopor
dc.subjectContexto Espontâneopor
dc.subjectLanguage Development
dc.subjectVocabulary Diversity
dc.subjectType-Token Ratio
dc.subjectIndex D
dc.subjectNarrative Context
dc.subjectSpontaneous Context
dc.titleRácio Type-Token e D como indicadores de desenvolvimento linguístico no português europeupor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado DPLC_Raquel Campos.pdf
Size:
3.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: