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Abstract(s)
O seguinte trabalho de projeto têm por finalidade demonstrar quais os desafios em termos de marketing relacional e digital, após a pandemia, na área dos materiais de construção, mais particularmente no caso da empresa Macovex, S.A.
O trabalho começa pela definição do conceito e da evolução do marketing, continuando com uma análise sobre o avanço das tecnologias e a importância da internet neste percurso. Por último, faz-se uma análise das implicações destes tópicos na empresa, considerando as realidades de uma era pós-covid.
Depois das análises interna e externa no contexto da Macovex, realiza-se uma análise do mercado e da concorrência. A realidade é que, além da presença física e da sua cadeia de distribuição, a empresa está a apostar nas vendas e serviços online, com a obtenção de uma nova perspetiva sobre o mercado. Esta é, sem dúvida, uma vantagem competitiva para a Macovex em contexto de pandemia.
Realizaram-se entrevistas aos stakeholders da empresa para a elaboração deste trabalho. Conclui-se que o estudo demonstrou ser bastante pertinente, tendo em conta que se reconhece a importância do ambiente online tanto na pandemia como na gestão da incerteza do futuro.
Tendo em conta a atualidade do tema, também se torna relevante para outras áreas de atuação, pois todos os mercados terão de se adaptar a novas realidades e poderão recorrer a este trabalho como um ponto de partida para novas pesquisas. Este torna-se o caminho para poderem identificar os principais padrões evolutivos da área de Marketing.
Description
Keywords
COVID-19; Macovex; Marketing Digital; Marketing Relacional; Materiais de Construção