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- Effect of lingual frenotomy on tongue and lip rest position: a nonrandomized clinical trialPublication . Martinelli, Roberta; Marchesan, Irene; Gusmão, Reinaldo; Berretin-Felix, GiédreIntroduction: The tongue plays an important role in the development of craniofacial structures. At rest, the light and constant pressure of the tongue against the hard palate, counterbalanced by the pressure provided by proper lip sealing, serves as a guide for maxillary growth. Ankyloglossia makes tongue coupling against the hard palate difficult, impacting maxillary development, which may lead to breathing disorders. Objective: To verify the effect of lingual frenotomy on the resting position of the tongue and lips in infants with ankyloglossia. Methods: The sample consisted of 334infants aged between 1 and 60 days old diagnosed with ankyloglossia. The groups were divided in: a) experimental group (EG), which consisted of infants whose mothers agreed with lingual frenotomy; b) control group (CG), which consisted of infants whose mothers either refused lingual frenotomy or were waiting for surgery. Both the position of the lips and of the tongue at rest were assessed while the infants were sleeping during the quiet sleep phase. Formothers who refused their infants to undergo the surgical procedure, a follow-up of the infants was proposed to verify possible interference of the frenulum with the resting position of the tongue and lips. Infants whose mothers agreed with surgery were referred for lingual frenotomy. Results: Regarding the position of the tongue and lips at rest at the initial and final assessments, the statistical analysis demonstrated significant differences between both groups. Conclusion: Lingual frenotomy enabled infants diagnosed with ankyloglossia to maintain both tongue coupling against the hard palate and closed lips at rest.
- Sources of stress in physiotherapy students at physiotherapy coursePublication . Rosado, Maria Da Lapa; Vieira, Ana Isabel
- O impacto da Covid-19 nos Recursos Humanos do TemakoPublication . Peixoto, Nuno; Borges, Ana PintoO presente relatório surge no seguimento da realização de um estágio curricular na empresa Quizalways, no restaurante Temako. Ao longo do estágio foram realizadas várias atividades como a implementação de documentos de controlo financeiro e de desperdícios, com o intuito de adquirir conhecimentos e colocar outros em prática, tendo como objeto de estudo, o impacto do Covid-19 nos seus Recursos Humanos. Passado um ano desde o início da pandemia em Portugal, continuamos a sofrer as consequências causadas pela covid-19, o que resulta em muitas dificuldades para o sector da restauração Neste sentido, e de forma a efetuar uma análise à Gestão dos Recursos Humanos antes e durante a pandemia, realizei uma análise metodológica onde apliquei uma pesquisa qualitativa, através de dois modelos de entrevistas realizadas a cinco colaboradores, o primeiro tipo foi realizado a dois colaboradores com tarefas dedicadas à gestão do restaurante e o segundo tipo foi realizado a três colaboradores com funções na área da cozinha. Dessas entrevistas, e com o objetivo de analisar o impacto da covid-19 nos Recursos Humanos, foi elaborada a sua análise que originou algumas conclusões, como implementar um departamento de R.H e a instituição de uma normativa interna que contemple a descrição e análise de funções, o recrutamento e seleção, a retenção dos colaboradores, a avaliação do desempenho, a política de incentivos e a gestão de carreiras. Do estágio realizado resultaram também outputs que aportei ao Temako, que podem ser consultadas no capítulo 4, subcapítulo 4.4.
- A importância da simbiose entre marketing digital e marketing relacional para a empresa Macovex, S.A. em contexto de pandemia Covid 19Publication . Rodrigues, Ana Marisa; Lopes, JorgeO seguinte trabalho de projeto têm por finalidade demonstrar quais os desafios em termos de marketing relacional e digital, após a pandemia, na área dos materiais de construção, mais particularmente no caso da empresa Macovex, S.A. O trabalho começa pela definição do conceito e da evolução do marketing, continuando com uma análise sobre o avanço das tecnologias e a importância da internet neste percurso. Por último, faz-se uma análise das implicações destes tópicos na empresa, considerando as realidades de uma era pós-covid. Depois das análises interna e externa no contexto da Macovex, realiza-se uma análise do mercado e da concorrência. A realidade é que, além da presença física e da sua cadeia de distribuição, a empresa está a apostar nas vendas e serviços online, com a obtenção de uma nova perspetiva sobre o mercado. Esta é, sem dúvida, uma vantagem competitiva para a Macovex em contexto de pandemia. Realizaram-se entrevistas aos stakeholders da empresa para a elaboração deste trabalho. Conclui-se que o estudo demonstrou ser bastante pertinente, tendo em conta que se reconhece a importância do ambiente online tanto na pandemia como na gestão da incerteza do futuro. Tendo em conta a atualidade do tema, também se torna relevante para outras áreas de atuação, pois todos os mercados terão de se adaptar a novas realidades e poderão recorrer a este trabalho como um ponto de partida para novas pesquisas. Este torna-se o caminho para poderem identificar os principais padrões evolutivos da área de Marketing.
- Comunicação e promoção do Enoturismo na região de Évora: um estudo exploratórioPublication . Carranza, Elizabeth Mercedes Vasquez; Marques, GabrielaEste trabalho tem dois objetivos: primeiro, analisar as práticas de promoção do enoturismo no distrito de Évora; e segundo, propor a implementação de ações que melhorem estas práticas. Para analisar as práticas de promoção existentes, foi realizada uma investigação do tipo qualitativa na qual foram entrevistados profissionais de marketing e enoturismo da região. As entrevistas foram codificadas e as categorias identificadas na investigação foram agrupadas em contexto, práticas e desafios. De entre os principais resultados em termos de contexto, foi identificado que a maior motivação para a viagem do turista é a busca da experiência conjunta de gastronomia e vinho. Também no âmbito do contexto, foi identificado que o maior fator de atratividade é a amabilidade das pessoas. Já as práticas mais comuns são a oferta integrada de serviços turísticos, a presença na internet e nas redes sociais como meios de promoção e divulgação, a integração de atividades e a comunicação conjunta usando a rota do Alentejo. Finalmente, em termos de desafios, foram identificadas uma série de carências relacionadas com: falta de cooperação entre os produtores, falta de mais divulgação e comunicação e a perceção de pouca qualidade do vinho da região pelo seu preço baixo. A partir dessas carências foram apresentadas diversas propostas de implementação de melhorias das práticas de comunicação e promoção: criação de uma associação empresarial para melhorar a falta de cooperação entre produtores, usar um mix com novos meios de promoção para melhorar a divulgação e a comunicação e implementar novas ações para a promoção da qualidade do vinho da região.